Márcia de Fátima Leardini Vidolin Dresch representa paranaenses no I Colégio de Ouvidoras da Mulher da OAB

A advogada Márcia de Fátima Leardini Vidolin Dresch representou a advocacia paranaense no I Colégio de Ouvidoras da Mulher da OAB. O evento, idealizado pela ouvidora nacional da Mulher Advogada, Katianne Wirna e pelo Conselho Federal da OAB, foi realizado nesta sexta-feira (15/3), durante a programação da IV Conferência Nacional da Mulher Advogada.

“Nesse primeiro encontro, a pauta foi de conscientização sobre a importância da criação, desenvolvimento e sustentabilidade da Ouvidoria da Mulher, como um espaço de acolhimento e escuta qualificada dos relatos de advogadas que, no exercício da função, experienciem qualquer forma de violência de gênero”, destacou Márcia.

Márcia saudou as colegas presentes, afirmando a alegria e honra de ser anfitriã do evento. Ela também fez referência à atuação combativa e aguerrida da primeira mulher na presidência da OAB do Paraná, a advogada Marilena Winter.

“Apresentei duas propostas para a pauta do próximo Colégio, sendo a primeira relativa à discussão dos textos normativos que determinam e orientam os trabalhos das ouvidorias, acrescentando as funções específicas da ouvidoria da mulher, e a segunda relativa à proposição, junto com as comissões e as escolas superior da advocacia, de cursos de qualificação sobre violência de gênero, pois a transformação da realidade passa necessariamente pela conscientização das formas e causas culturais da violência de gênero”, relatou.

“Se a Ouvidoria é o espaço de ouvida qualificada de mulheres (gênero, e não sexo biológico), as ouvidoras devem estar totalmente preparadas para reconhecer a violência e encaminhar para os órgãos ou departamentos adequados à solução da questão apresentada”, defendeu,