Advocacia debate participação feminina na política eleitoral constitucional

Com as 110 cadeiras da Sala Wakiria Naked lotadas, o diálogo sobre a mulher na política eleitoral deu o tom do painel secretariado pela presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da OAB Paraná, Emma Roberta Palú Bueno, na programação da tarde desta sexta-feira (15/3). A paranaense dividiu os trabalhos com a conselheira federal Marilda Sampaio de Miranda Santana (OAB/BA) e a secretária-geral da OAB/GO, Talita Silvério Hayasaki.

O tema foi abordado pelas advogadas Juliana Freitas, membro da Comissão Especial de Direito Eleitoral; Fabíola Cássia de Noronha Sampaio, conselheira seccional pela OAB/MT; e  Marilda Silveira, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral.

Ao saudar a audiência, Emma Bueno destacou que é uma imensa alegria receber a conferência nesta altura em que, pela primeira vez depois de 90 anos, a OAB Paraná é presidida por uma mulher. “Juntamos aqui advogadas de norte a sul para debater sobre espaços para as mulheres na política em geral e também no sistema OAB. Agradeço a todas, especialmente às presidentes de comissões de mulheres advogadas pelo empenho para este debate. Esperamos viver para ver o dia em que essa discussão não fará mais sentido”, disse.

Emma foi mencionada pela palestrante Juliana Freitas como uma advogada agregadora, cujo trabalho tem grande impacto sobre a gestão e sobre a união das mulheres no Paraná.

Nos debates sobressaíram-se os aspectos que evidenciam que as dificuldades de acesso ao mundo político afetam todas as mulheres, mas não igualmente. As demais vulnerabilidades – como a condição racial, a situação econômica e até a origem geográfica — multiplicam as barreiras a serem superadas para que as mulheres exerçam seus direitos políticos.