Marilena Winter e Ana Cláudia Finger se reúnem com o governador do Paraná

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, e a nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) pelo quinto constitucional da advocacia, Ana Cláudia Finger, estiveram reunidas nesta segunda-feira (09) com o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Nomeada desembargadora da corte em dezembro pelo governador do Paraná, Ana Claudia Finger ocupará a vaga destinada ao quinto constitucional da advocacia decorrente da aposentadoria da desembargadora  Rosana Girardi Fachin.  A sessão solene de posse está prevista para o final do mês de janeiro.

Durante a reunião, Ratinho Junior exaltou a importância da valorização das lideranças femininas e o fortalecimento das instituições de Estado. “É importante essa ocupação dos espaços pelas mulheres em postos importantes em todas as áreas, em especial no poder público, e a ideia é colaborar para termos cada vez mais referências para que outras mulheres também sejam estimuladas a buscar esse protagonismo”, disse.

“O TJPR é uma referência para o Brasil e ter um quadro qualificado como a Ana Cláudia Finger só fortalece o órgão. Em um momento duro no Brasil, de divisão da sociedade, os poderes precisam estar qualificados para fazer os enfrentamentos necessários e trazer paz e justiça para todos”, concluiu o governador.

A presidente da OAB Paraná destacou a importância de haver um equilíbrio entre homens e mulheres no Poder Judiciário, lembrando que a lista tríplice foi formada por três brilhantes candidatas (relembre aqui). “As mulheres são parte importante da produção intelectual e econômica e o olhar feminino no Poder Judiciário é um reconhecimento do papel delas na sociedade, além de garantir um olhar empático à justiça”, disse Marilena Winter.

Currículo 

Ana Cláudia Finger é formada em Direito pela PUC-PR (1992), é especialista em Direito Contemporâneo e Direito Administrativo e mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Além da experiência como advogada e conselheira da seccional, ela ministrou cursos na área jurídica em diversas faculdades e institutos.

“Eu não cheguei até aqui sozinha, então preciso agradecer todas as pessoas que me ajudaram. O agradecimento que tenho a fazer é com o meu trabalho e a experiência de 27 anos na advocacia, honrando essa confiança com ética e na defensa dos interesses do Estado do Paraná”, afirmou Ana Cláudia.

Também estiveram presentes no encontro o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o assessor especial da Governadoria, Alex Sandro Nunes; e o assessor da OAB-PR, Ricardo Navarro.

Com informações da Agência Estadual de Notícias