Marilena Winter preside compromisso de novos advogados na OAB Maringá

Com o auditório lotado, a OAB Maringá promoveu seu primeiro compromisso presencial de novos advogados no triênio nesta quinta-feira (28/4). Quase 60 novos profissionais foram habilitados ao exercício da advocacia em solenidade conduzida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter. “A partir desse momento vocês estão habilitados ao pleno exercício profissional, e com isso vem uma responsabilidade enorme. Mas saibam que podem contar com a OAB, que proporciona muitos benefícios à advocacia e se empenha para que todos tenham livre atuação”, ressaltou ela.
Para falar em nome da diretoria da seccional, Marilena Winter convidou o vice-presidente da Fernando Deneka, que ressaltou a emoção do juramento, para ele um dos momentos mais marcantes e importantes na vida de um advogado.
“Esté um momento memorável, pois vocês estão habilitados a exercer uma das mais belas profissões, parte de um dos poderes da República. Vocês terão muitas vezes a responsabilidade sobre a vida, o patrimônio, e a liberdade das pessoas”, frisou Deneka. “Por isso, valorizem essa profissão, se preparem. O advogado é administrador, contador, matemático e psicólogo todo dia; assistente social quase sempre. E hoje o que mais se exige é o papel de vidente, não só do resultado, mas do tempo que leva o andamento de uma ação. No entanto, não tenham pressa, a advocacia se faz de degrau por degrau, compondo assim uma grande muralha.”

Conselhos

Deneka deixou aos presentes três conselhos: agir com ética sempre, primeiro consigo mesmo e depois com os demais; lutar, não somente pela defesa da causa do cliente, mas da sociedade; e, ainda, jamais aceitar a quebra de uma prerrogativa, seja sua ou de um colega advogado. “Lembrem-se diariamente da luta para chegar até aqui. Conquistem dia a dia motivos para fazer valer esse sacrifício. E viva a advocacia! Viva a OAB!”, concluiu.

O presidente da OAB Maringá, Eder Fabrilo Rosa, também deu seu recado. “Quero dar a vocês um conselho: sejam estudiosos e bons leitores. Não há bom advogado que não seja um grande leitor. Leiam qualquer livro, romance, poesia, livros técnicos, e se informem por fontes confiáveis. Desenvolvam pensamento crítico para o exercício da profissão. O caminho é estudo, leitura, ética.” A  vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Kelly Cristina de Souza, também fez uso da palavra para discorrer sobre os benefícios que a entidade disponibiliza aos advogados e advogadas.

Em seguida, o diretor da advocacia iniciante, Fernando Hortêncio, convidou os novos colegas a fazerem parte da OAB. “A subseção está de portas abertas, participem das comissões, hoje temos 47 em funcionamento, recomendo especialmente a da advocacia em início de carreira.” Quatro advogados recém-compromissados também ocuparam a tribuna. O primeiro a falar, Lucas Mota Elias, destacou: “Os mais antigos descobriram como atravessar o rio, temos agora que fazer isso também. Ousemos nessa travessia, ousemos prevalecer na profissão, conquistar nosso lugar ao sol.”

Além dos citados, a solenidade foi prestigiada também pelos conselheiros estaduais Marcelo Tavares, Camila Muniz e Raquel Rossato, pelos diretores da subseção — a vice Simone Meister, a secretária-geral Liana Carla, a secretária-geral adjunta Marice Taques, o diretor-tesoureiro Pedro Henrique, bem como o presidente da Comissão do Exame da Ordem, Roberson Neri Costa, advogados e familiares dos novos profissionais.