Morre o ministro Carlos Alberto Menezes Direito

Faleceu na madrugada desta terça-feira (1º), no Rio de Janeiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Alberto Menezes Direito. Ele estava de licença para tratamento médico de um câncer de pâncreas desde maio deste ano. Menezes Direito tinha 66 anos e completaria dois anos no STF no próximo sábado (5). Ele deixa esposa, três filhos e netos. Depois de onze anos como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Direito foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a vaga aberta pela aposentadoria do ministro Sepúlveda Pertence. Desde maio do ano passado, Menezes Direito era, também, ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral.

Com menos de dois anos no STF, Menezes Direito participou de julgamentos importantes, sempre com votos que se destacaram pela fundamentação bem estruturada e argumentos jurídicos robustos. De formação católica, era considerado um juiz conservador. Mantinha-se fiel à jurisprudência da Corte e às súmulas.

Nascido em 8 de setembro de 1942, em Belém (PA), o ministro formou-se bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, em 1965. Atuou como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por onze anos, depois de passar pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, como desembargador, entre 1988 e 1996. Antes de alcançar a magistratura, advogou no Rio de Janeiro, onde também ocupou diversos cargos públicos. Em respeito à memória do ministro, as sessões do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) marcadas para esta terça-feira foram adiadas. O enterro será às 16h30 horas, no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do STF