Mulheres em cargos importantes da Justiça representam mudança de paradigmas

A presença das mulheres em alguns dos cargos mais importantes da Justiça representa uma mudança de paradigmas, avaliou o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, ao comentar a posse de Raquel Dodge na Procuradoria Geral da República. Noronha destacou ainda a presença de Cármem Lúcia na presidência do Supremo Tribunal Federal, Laurita Vaz na presidência do Superior Tribunal de Justiça e Grace Mendonça no comando da Advocacia Geral da União.

A nova procuradora-geral da República tomou posse nesta segunda-feira (18) como chefe do Ministério Público da União e presidente do Conselho Nacional do Ministério Público pelos próximos dois anos. Em seu discurso, ela se comprometeu a desempenhar com equilíbrio, firmeza, coragem e seriedade todas as funções atribuídas pela Constituição ao Ministério Público. Primeira mulher a ocupar esse cargo, Raquel Dodge pretende reforçar o combate à corrupção, a defesa de direitos humanos, constitucionais e do meio ambiente, valorizando todas as áreas de atuação do MPF. Ela garantiu que dará igual ênfase à função criminal e de defesa dos direitos humanos.

“Recebo com humildade o precioso legado de serviço à pátria, forjado pelos procuradores-gerais da República que me antecederam, certa de que o Ministério Público deve promover Justiça, defender a democracia, zelar pelo bem comum  e pelo meio ambiente, assegurar a voz a quem não a tem e garantir que ninguém esteja acima da lei e que ninguém esteja abaixo da lei”, afirmou. Coube ao presidente Michel Temer dar posse à nova procuradora, que integra o Ministério Público Federal há 30 anos. Ela foi nomeada para o cargo em 13 de julho pelo presidente, após ser eleita pelos membros do Ministério Público para integrar a lista tríplice encaminhada ao Executivo.

Com informações do MPF

Foto: Antonio Augusto/MPF