Na semana da advocacia, diretoria da OAB-PR recebe novos profissionais em sessão solene de compromisso coletivo

A diretoria da OAB Paraná recebeu novos advogados em sessão solene virtual de compromisso coletivo realizada na manhã desta quinta-feira (13). Os 50 novos inscritos passam a integrar os quadros da seccional e das subseções de Ponta Grossa, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Cruzeiro do Oeste, Foz do Iguaçu, Colombo, Paranavaí, Maringá, Medianeira, Londrina, Prudentópolis, Araucária, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Cascavel, Cianorte, Campo Mourão, Umuarama, Dois Vizinhos e Telêmaco Borba.

Estiveram presentes o presidente Cássio Telles, a vice-presidente Marilena Winter, o secretário-geral Rodrigo Rios, a secretária-geral adjunta Christhyanne Bortolotto, o diretor de Prerrogativas Alexandre Salomão, a presidente da Subseção de Telêmaco Borba, Andreia Rocha, e o presidente da OAB Medianeira, Rafael Frandoloso. A cerimônia foi transmitida ao vivo da sede da seccional, em Curitiba.

“Todos nós, e vocês viverão essa experiência, nos recordamos do dia em que prestamos o compromisso. O dia em que recebemos esta outorga – e é isso que ele representa:  uma outorga de poderes que é dada por uma instituição reconhecida por uma lei federal a quem é atribuída a incumbência de selecionar quem pode advogar, de acompanhar o trabalho de quem está atuando para verificar o cumprimento dos deveres éticos e também para servir como uma casa que ampara a advocacia no sentido de garantir o exercício independente, destemido e corajoso do múnus público que é a defesa da sociedade. É importante que todos tenham claramente a missão que estão inaugurando nesse momento. Todos passam a ser indispensáveis à administração da justiça”, disse Cássio Telles.

Advocacia: um chamado em defesa do outro

A leitura do juramento foi feita pela advogada Alessandra Morikava Kertelt e coube a Maria Victória da Fonseca Esmanhotto a saudação em nome dos novos profissionais. “Advocacia. Segundo a etimologia da palavra, significa um chamado em defesa do outro. E se todos nós que estamos aqui hoje optamos pelo exame da ordem e desejamos nos tornar advogados, é sinal de que ouvimos esse chamado. A partir de hoje temos o dever de fazer a defesa do outro. Que possamos sempre honrar todos os chamados que viermos a ter ao longo de nossa caminhada”, sustentou a advogada.

A vice-presidente Marilena Winter fez a saudação aos novos colegas, especialmente às mulheres advogadas. “A OAB tem por hábito sempre fazer esta cerimônia. Normalmente estaríamos presencialmente na seccional e em cada subseção recebendo cada um de vocês. Esses tempos nos levaram a adaptações, mas a OAB não parou nesse período. Essa é a semana da advocacia, quando celebramos o Dia do Advogado, por isso essa cerimônia é muito especial”, disse.

“A OAB é um sistema composto de diferentes serviços disponíveis para vocês a partir de hoje. Jamais esqueçam que juraram exercer a advocacia com dignidade e independência. A dignidade da profissão foi construída ao longo da história por muitas pessoas que nos antecederam, pessoas que ajudaram a construir a democracia que vivemos hoje, cuja essência está pautada na liberdade e na igualdade. Jamais esqueçam disso. Vocês receberam uma nova identidade. Exerçam com dignidade essa profissão”, pontuou Marilena.

A presidente da OAB Telêmaco Borba lembrou aos novos advogados o simbolismo da sessão.  “A OAB é uma família. Vocês agora têm um sobrenome acrescentado ao de vocês: Ordem dos Advogados do Brasil. Essa casa é de vocês agora. Cada um teve uma luta, uma batalha, mas estão aqui hoje. Parabenizo a todos”, disse Andrea Rocha.

“Mantenham sempre esse dia na memória. Se houver momentos de dificuldade, resgatem esse sentimento, essa energia e vontade. Transformem as dúvidas em certeza e amor. Lembrem-se que a sabedoria só se alcança com muito estudo e troca de experiências com os colegas que já têm um percurso. Estejam certos que a OAB estará sempre a postos para ajudá-los”, endossou o presidente da OAB Medianeira.