Neste 11 de agosto, a advocacia paranaense reafirma seu compromisso com a democracia

Há quatro décadas, a advocacia brasileira se reunia na VII Conferência Nacional da OAB de 1978 para clamar pela volta do Estado de Direito. O espírito democrático e o compromisso com a defesa das liberdades que nortearam o histórico evento seguem presentes em cada ato da instituição.

Neste 11 de agosto, a advocacia paranaense reafirma mais uma vez seu compromisso com a democracia, a defesa dos direitos e garantias individuais, o modelo federativo, a divisão entre os Poderes da República e o voto secreto, periódico e universal.

O ato em defesa da democracia tem início às 19h, na sede da OAB Paraná, com a presença de advogados e advogadas que lutaram pela redemocratização do país e que seguem na defesa intransigente do modelo democrático.

Estão confirmadas as participações dos advogados Eduardo Rocha Virmond, presidente da OAB Paraná à época da histórica Conferência Nacional de 1978; José Lucio Glomb, presidente da seccional responsável pelo movimento O Paraná que Queremos; e Ernani Buchmann, um dos criadores da campanha do movimento das Diretas Já.

Prerrogativas, questão de direitos

Partindo da premissa de que a cidadania se afirma na realização das garantias e direitos fundamentais expressos na Constituição, a OAB também lança neste 11 de agosto a Escola de Prerrogativas da OAB Paraná. Por meio da iniciativa, a seccional atuará em diversas frentes: dentro de universidades, do sistema OAB e de instituições do sistema de justiça.

Mais do que um assunto de classe, a defesa da advocacia e de suas prerrogativas é uma questão de efetivação de direitos. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da OAB Paraná no Youtube.