Newton de Sisti recebe a Medalha Vieira Neto

O advogado Newton José de Sisti recebeu na quinta-feira (6), em sessão extraordinária do Conselho Seccional da OAB, a medalha José Rodrigues Vieira Neto. A medalha é a honraria máxima concedida pela OAB às personalidades que se destacam no exercício da advocacia, promovendo a defesa das liberdades e da democracia.

A saudação em nome da Seccional foi feita pelo advogado Eduardo da Rocha Virmond. “Newton é um homem bom, inteligente, sensível, disposto a considerar que as falhas dos outros são facilmente superadas. E se o atingem é somente para conciliá-las, com a sua compreensão, com o seu humor dirigido para o bom entendimento”, disse Virmond. ”Foi meu cúmplice nas denúncias contra a ditadura, contra o obscurantismo, em favor da liberdade. Eu fui solidário na sua faina de aperfeiçoar os mecanismos da OAB”, afirmou.

O presidente da OAB Paraná, José Lucio Glomb, presidiu a cerimônia e destacou alguns dos aspectos mais importantes da carreira e da personalidade de Newton de Sisti.  “Conselheiro da OAB deste 1958, a vida de Newton de Sisti é ato de fazer amigos. Destacou-se na defesa das prerrogativas em sua incansável luta na OAB Paraná. É o protótipo do brasileiro descrito por Sérgio Buarque de Holanda: homem cordial. Trata todos como amigos de longa data. É símbolo da cordialidade". Glomb também enfatizou que mesmo aposentado, Newton de Sisti “ainda se dá ao luxo de ir ao Fórum Cível diariamente com o mesmo vigor de um advogado iniciante. Somos todos seus discípulos”.

Ao agradecer a homenagem, Newton de Sisti disse que recebeu a distinção com surpresa. “Conheço a classe dos advogados e sei que muitos mereciam essa distinção, muitos até com mais mérito para recebê-la”.

A história de Vieira Neto foi lembrada na cerimônia pelo advogado Edgard Katzwinckel Júnior, que destacou os feitos do advogado.”Ele foi um advogado magnífico, reconhecido e admirado por todos. Foi duas vezes presidente da OAB, um ferrenho defensor da Ordem, foi perseguido e preso por lutar contra a ditadura”, conta. A entrega da medalha foi feita pela filha do advogado José Rodrigues Vieira Neto, Cecília Maria Vieira Helm.

Para José Lucio Glomb, Vieira Neto foi um predestinado. ”Destacou-se em todas as esferas do saber jurídico. Deixou a marca de um talento incomparável. Tenho afirmado que a palavra é a grande arma do advogado e, fazendo uso desta ferramenta, Vieira Neto venceu inúmeros embates”.

A cerimônia foi acompanhada por amigos e familiares de Newton de Sisti e também por ex-presidentes da OAB Paraná. Estiveram presentes os ex-presidentes José Hipólito Xavier da Silva, Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque, Alfredo de Assis Gonçalves Neto e Mansur Teófilo Mansur; os presidentes das subseções de Ponta Grossa, Luis Alberto Kubaski, e de Londrina, Elizandro Pellin; a diretoria da Seccional, Juliana Colle Bretas, Juliano José Breda, César Augusto Moreno, Guilherme Kloss Neto e o presidente da CAA-PR, José Augusto Araújo de Noronha.

O Hino Nacional foi executado pela Orquestra de Cordas da PUC-PR, que tocou também no início do evento.

Foto: Newton de Sisti com a medalha é aplaudido por filha do advogado Vieira Neto e diretoria da Seccional

Clique aqui para ver imagens da sessão solene