Noronha preside o primeiro compromisso de novos advogados da gestão

O presidente da OAB Paraná José Augusto Araújo de Noronha presidiu nesta quarta-feira (20) a primeira solenidade de compromisso coletivo de advogados da nova gestão. Na cerimônia realizada na sede da Seccional, em Curitiba, 40 bacharéis aprovados no Exame de Ordem prestaram juramento para ingressar nos quadros da Ordem.

Participaram da cerimônia também o vice-presidente Airton Molina, a secretária-geral Marilena Winter, o secretário-geral adjunto Alexandre Quadros, o presidente da Caixa dos Advogados, Artur Piancastelli, a coordenadora da Escola Superior de Advocacia, Graciela Marins, o diretor financeiro da OABPrev-PR, Brasílio Vicente de Castro Neto, e o advogado Khalil Vieira Proença, representado a Comissão dos Advogados Iniciantes.

“Participei de mais de 200 compromissos coletivos de novos advogados, mas, assim como para os senhores, este ficará marcado em minha memória porque é o primeiro que faço na condição de presidente da OAB Paraná”, disse Noronha ao abrir os trabalhos. “O compromisso de novos advogados é uma das solenidades mais importantes para nós, da diretoria, e para a sociedade brasileira. É onde vocês prestam o juramento de defender a Constituição, o Estado de Direito e a boa aplicação das leis”, destacou. Aos compromissados, o presidente da Seccional ainda pediu que tenham orgulho de ser advogados e lutem pela defesa das suas prerrogativas.

Valorização – O vice-presidente Airton Molina, advogado em Maringá, expressou a honra de participar da cerimônia, a primeira da gestão 2016-2018, e apresentou um panorama do atual momento da advocacia brasileira, enfatizando que os novos advogados deverão enfrentar grandes desafios e deverão ter muita perseverança. “Lamentavelmente ao longo dos últimos 20 anos, o Ministério da Educação passou a autorizar desenfreadamente a abertura de cursos jurídicos. O Paraná recebe de 6 a 7 mil novos advogados por ano. Isso provoca um caos na advocacia. Não digo isso como desestímulo, mas para abrir os olhos para uma situação que vão enfrentar. Nosso mercado de trabalho está inchado. Temos 55 mil advogados no Paraná. Vocês vão encontrar um mercado de trabalho mais complexo. Isso vai exigir perseverança, muito estudo. Só conseguirá ocupar o seu espaço aquele que efetivamente estiver preparado”, analisou.

Molina também fez um apelo para que os advogados valorizem a profissão. “Temos grandes escritórios que se aproveitam dessa situação e propõem para os colegas que precisam trabalhar honorários aviltantes.  Procurem não aceitar isso. Sejam firmes, não se entreguem. Temos que combater esse aviltamento, não só na esfera judicial, mas perante os nossos próprios colegas. Não transformem a advocacia numa subprofissão mal valorizada. Persigam o seu enquadramento, a sua fixação no mercado de trabalho, com altivez”, aconselhou. Molina também pediu que os novos advogados se juntem à OAB na defesa do Exame de Ordem e na rejeição ao projeto da Lei Orgânica da Magistratura, que garante benefícios e vantagens exageradas aos magistrados. “Se continuarem ávidos, com vontade de trabalhar, de continuar estudando, de vencer, com perseverança, vocês ocuparão o seu espaço e auxiliarão a Ordem a defender os nossos interesses corporativos e os da sociedade brasileira”, concluiu.

Benefícios – O presidente da CAA-PR, Artur Piancastelli, enumerou os benefícios ofertados pela Caixa de Assistência e ressaltou uma das obras mais recentes entregues pela Caixa e pela OAB: a revitalização do Edifício Maringá, com todos os seus serviços – escritórios compartilhados, salas de cursos, centro de inclusão digital, entre outros. A nova coordenadora da Escola Superior de Advocacia, Graciela Marins, falou dos propósitos da ESA de garantir cultura jurídica aos advogados, sendo um verdadeiro centro superior de aperfeiçoamento e atualização. Brasílio de Castro Neto as vantagens do jovem advogado se preparar para a aposentadoria com uma instituição segura e sólida, como a OABPrev-PR. O advogado Khalil Vieira explicou como a OAB Paraná presta atendimento aos advogados iniciantes em todas as frentes, como o auxílio financeiro com a redução no valor das anuidades, bem como cursos, palestras e debates voltados às principais preocupações do início de carreira.