Nos 90 anos da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha é homenageado por sua trajetória como dirigente de Ordem

O conselheiro federal e novo ouvidor geral da Ordem dos Advogados do Brasil, José Augusto Araújo de Noronha, foi homenageado durante a solenidade de celebração dos 90 anos da OAB Paraná entre as personalidades que fizeram a diferença na história da seccional. Durante o evento, foi destacada sua trajetória dedicada à classe dos advogados, como membro das diretorias da Caixa de Assistência, do conselho seccional, de grupos de trabalho e comissões da OAB. Ele foi por duas gestões presidente da Caixa de Assistência, quando criou importantes programas em benefício da advocacia. Também foi presidente da OAB Paraná de 2016 a 2018 e diretor tesoureiro do Conselho Federal na última gestão, de 2019 a 2021.

“Agradeço a OAB do Paraná por tudo que me deu. A Ordem me deu muitos amigos, me deu muito trabalho, me deu muita dignidade, me deu uma satisfação que só quem atua aqui sabe a importância“, disse Noronha emocionado. O advogado, que é membro honorário vitalício da OAB Paraná, falou sobre sua nova atribuição no CFOAB. “Eu sempre procurei, como vou procurar na Ouvidoria, desempenhar meu papel da melhor forma possível. Vamos ouvir a advocacia brasileira para que tenha dignidade de ter seus pleitos ouvidos e saber que suas demandas foram tratadas da melhor forma possível”, disse Noronha.

“Quando olho para trás, tenho certeza de que tudo que nós fizemos valeu a pena”, rememorou Noronha. “No pior momento da história mundial, cuidamos das causas da advocacia brasileira. Lutamos pelo advogado que precisavam trabalhar e ter sua dignidade respeitada”, disse em referência à pandemia. “E conseguimos!”, concluiu o advogado.

Um grande dirigente de Ordem

O vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, fez o pronunciamento em nome da seccional em homenagem a Noronha. “Ele é um grande homem que se tornou um grande dirigente de Ordem. Ele tem um estilo próprio, todos sabem, com muita energia. Em determinada oportunidade disseram que ele é um dínamo humano e gravei isso”, disse o dirigente da seccional. “Noronha está sempre disponível, de pé e pronto para a Ordem. Ele é a pessoa que mais representa o amor pela nossa instituição”, resumiu Deneka.

O vice-presidente da OAB Paraná relembrou os grandes trabalhos de Noronha como presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, com importantes ações como a reforma e reinauguração do Edifício Maringá e a implementação do Programa Corrida Legal e outras medidas de saúde que foram modelo Brasil afora. Entre os frutos que perduram pelas outras gestões estão mais de 100mil atendimentos nos Centros de Inclusão Digital, iniciativa fomentada em diversas gestões.

“Como presidente, Noronha trabalhou arduamente por melhorias na infraestrutura para a advocacia em todo o estado e lutou pela advocacia dativa, que  possibilita que muitos advogados sobrevivam e tenham dignidade”, pontuou Deneka. “Sua atuação o levou a galgar espaço e ser alçado de forma natural no CFOAB e deu muita credibilidade à gestão”, finalizou o vice-presidente da seccional.