Nota oficial: OAB Paraná manifesta consternação com a perda do Museu Nacional

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná e a Comissão de Assuntos Culturais e Propriedade Intelectual da seccional registram sua consternação com a perda de uma significativa parte da história do Brasil no incêndio que atingiu o Museu Nacional, um dos maiores patrimônios do país.

Foram-se para sempre documentos, áudios, vídeos e objetos históricos, bem como registros da flora, da fauna, fósseis e peças de inestimável valor para a humanidade. Foram-se anos de trabalho e dedicação à catalogação e à pesquisa, assim como o legado para as gerações que virão. Foi lançada às cinzas parte da história da nação.

Por ter ocorrido no Rio de Janeiro, capital da Colônia, do Império e de parte do Brasil República, os danos são de grande monta. Sabemos, no entanto, que a maior parte dos acervos e equipamentos culturais que salvaguardam nossa memória estão expostos a igual risco. Os recursos que escoam pelos caminhos sórdidos da corrupção fazem falta para a adequada conservação de nossos museus, teatros, universidades.

Neste momento de perda para todos os brasileiros a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná dirige um apelo para que a apuração das responsabilidades seja célere. Há necessidade de toda a sociedade civil exigir respeito à nossa cultura e à nossa memória, fazendo cumprir a própria finalidade do Estado.

A utilização de recursos públicos precisa ser realizada com racionalidade e eficiência. Prioridades como educação, cultura, segurança e saúde não podem ser lançadas na sorte da sobrevivência. Sem cuidar da cultura e da memória, perdemos a condição de avaliar o presente e de construir o futuro, pois nos autocondenamos a repetir perpetuamente os mesmos erros.

Diretoria da OAB Paraná

Comissão de Assuntos Culturais e Propriedade Intelectual da OAB Paraná