Nova diretoria assume a OAB Marechal Cândido Rondon

Em solenidade conduzida pelo presidente da OAB Paraná, Cássio Telles, a nova diretoria da subseção Marechal Cândido Rondon tomou posse nesta quarta-feira (3/4). Anair Scripchenco Gales é uma das 14 mulheres eleitas para presidir subseções paranaenses na gestão 2019-2021. Compõem ainda a diretoria o vice-presidente Leandro Marcondes da Silva, o secretário-geral Flávio Ervino Schmidt, a secretária-geral adjunta Pâmera Emanoele Riegel Zachow e o diretor-tesoureiro Edson Luís Schroder.

A cerimônia, realizada na sede da própria subseção, foi prestigiada por advogados, dirigentes de Ordem e autoridades locais. A Caixa de Assistência dos Advogados da OAB Paraná foi representada pelo diretor Cléverton Cremonese. A subseção congrega 264 advogados de seis cidades: Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Nova Santa Rosa, Pato Bragado e Quatro Pontes.

Confira a íntegra do discurso de posse da presidente

Excelentíssimo Cassio Lisandro Telles

Digníssimo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná

Digníssimo representante da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná

Cleberton Cremonesi de Souza

Saúdo também as demais autoridades que se fazem presentes na mesa de honra.

Saudando vossas excelências, saúdo os magistrados, magistrada, advogadas, advogados, membros do Ministério Público e demais autoridades civis e militares aqui presentes.

Senhoras e senhores,

Boa noite

Registro, inicialmente, que em minha trajetória de vida profissional ou pessoal, sempre tive como objetivo ocupar a presidência dessa subseção, entretanto não pensei que fosse neste momento.

Assim não poderia deixar de registrar os agradecimentos ao ex-presidente da subseção dr. Antonio Ferreira França, que me convidou em outra gestão para assumir o cargo de secretária-geral adjunta, quando inauguramos sede própria;

Posteriormente dr. Antonio Ferreira França na gestão de 2016 a 2018 me convidou para ser a delegada da Caixa de Assistência.

Registro também em especial o agradecimento ao ex-presidente da subseção, e também ex Conselheiro Estadual dr. João Cesar Silveira Portela, o qual me incentivou a candidatura à presidência desta subseção.

Em especial, também estendo meus agradecimentos a dra. Solange da Silva, atual tesoureira e ex-presidente da subseção de Toledo, minha amiga e colega de faculdade, a responsável por me tornar cidadã rondonense.

Fundamental registrar neste momento, o amor eterno e o agradecimento aos meus pais, em memória de Antonio e Rosa, sendo que meu pai desde meus 5 anos de idade me incentivou a ser advogada; aos meus irmãos, ao meu sobrinho (filho de coração), Fabbio Augusto, meus sobrinhos Jessica e Felipe.

Por isso, registro minha eterna gratidão;

As secretarias da nossa subseção, registro o meu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Também registro meus agradecimentos aos conselheiros estaduais aqui presentes. Doutor Luiz Claudio Nunes Lourenço e doutora Flavia Margoni Sehemen.

Senhoras e senhores,

Entretanto, neste momento confesso que estou muito emocionada por ter sido eleita no último dia 22 de novembro; assumir a presidência da subseção de Marechal Cândido Rondon é motivo de muito orgulho e ao mesmo tempo um grande desafio, vez que com muita honra sou a terceira mulher a assumir a presidência, sendo que a nossa subseção há 21 anos atrás uma mulher esteve na direção que cumpriu o mandato por um ano, posteriormente na gestão 2001 a 2003 tivemos a segunda mulher que cumpriu o mandato por um ano quando veio a falecer.

Falo ainda em nome dos demais membros da diretoria, a confiança para representa-los e guiar a instituição nos próximos três anos.

Ao mesmo tempo um grande desafio ultrapassa os limites da instituição, e assume o compromisso com a defesa da sociedade e do estado democrático de direito, como mulher tenho comigo que não devo fugir aos desafios impostos.

Tenho confiança na condução dos desígnios da OAB subseção de Marechal Cândido Rondon, e a certeza que não estou só.

Tenho ao meu lado nessa caminhada, valorosos colegas de diretoria, dr. Leandro Marcondes da Silva, dr. Flavio Schmidt, dr. Edson Schroder, dra. Pamera Riegel Zachow e dr. Antonio Ferreira França.

A Ordem dos Advogados do Brasil possui uma missão institucional de defesa da Constituição, das instituições das leis, do estado democrático de direito, sem, no entanto, descuidar da classe que representa.

Sendo assim, nossa prioridade é o fortalecimento da advocacia que se traduz no respeito a suas prerrogativas profissionais.

Fortalecer a advocacia é fortalecer a justiça. Um depende do outro, no final, é a cidadania quem se beneficia desse elo.

Com as comissões formadas pela nossa subseção é bom frisar o nosso compromisso, assumindo instituir conjuntamente com a sociedade rondonense, de uma ordem mais participativa, aberta e comprometida na luta dos interesses da nossa sociedade e no crescimento da nossa região.

Senhores e senhoras advogados

A OAB não é o seu presidente, não é sua diretoria. A OAB somos todos nós advogados, vamos lutar por uma sociedade mais justa e menos desigual.

Concluo nas palavras do eterno Rui Barbosa:

Eu não troco a justiça pela soberba. Eu não deixo o direito pela força. Eu não esqueço a fraternidade pela tolerância. Eu não substituo a fé pela superstição, a realidade pelo ídolo.

A todos muito obrigada.