Novos advogados compartilham sonhos e expectativas em relação à carreira

Em sessão conduzida pela presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, na manhã desta quinta-feira (04/05), a seccional recebeu 57 novos advogados em seus quadros. A mesa de autoridades foi composta também pela diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério, pela conselheira estadual Christhyanne Regina Bortolotto, e pelo advogado Elias Mattar Assad.

“Em nome de toda a diretoria e do Conselho Pleno da OAB Paraná faço agradecimentos ao Dr. Laudelino Jochem (presidente do Conselho Regional de Contabilidade), que nos cedeu este espaço, uma vez que estamos em obras na nossa sede. Peço licença para me dirigir aos jovens advogados. Como se disse aqui hoje, a OAB Paraná é acolhimento. Temos o desejo de abraçá-los simbolicamente e queremos reafirmar que contem conosco nesta caminhada que começa”, disse Marilena ao saudar os presentes.

A presidente da OAB Paraná colocou a instituição à disposição dos novos colegas de profissão. “Não conheço jornada ou evolução que não comece pelo primeiro passo. Temos uma alma para acolher todos vocês. Contem conosco. Contem com esta instituição que tenho o orgulho de presidir. É uma honra ser a primeira presidente, mas quero que outras venham. Quando pudermos conviver plenamente com a diferença, conseguiremos superar problemas seculares. Foram ditas hoje palavras essenciais, com as que lembraram que estamos aqui para guardar as nossas prerrogativas”, prosseguiu.

As prerrogativas não pertencem a nós; são na verdade o escudo que protege o direito sagrado à defesa.

Marilena Winter

“As prerrogativas não pertencem a nós; são na verdade o escudo que protege o direito sagrado à defesa. Sem esta profissão que dá voz a todos, como lembrou a Dra. Christhyanne, a garantia constitucional não se concretiza. Termino minha fala lembrando o que disse a Dra. Karina: é preciso superar os desafios que estão na luta pessoal de cada um”, destacou Marilena.

Emoção

O juramento foi proferido pela advogada Débora Miquelini Rodrigues de Oliveira. A primeira sustentação oral da solenidade em nome dos colegas de profissão coube ao advogado Adalberto Nunes Cordeiro Júnior. “Agradeço à OAB pelo apoio neste início de carreira, como vimos na apresentação de hoje, e pelo trabalho em defesa das prerrogativas da advocacia e do Estado de Direito. Não chegamos aqui sozinhos. Agradecemos a todos que fizeram parte da jornada e desejo muito trabalho e sucesso a todos”, disse.

Acompanhada dos filhos Anthony, de 1 ano, e Isadora, de 2 anos, a advogada Karina Raquel Ferreira emocionou a plateia com o relato de superação e força. “Quero agradecer pelo acolhimento que a OAB me proporcionou hoje. Tenho filhos pequenos e me desestabilizei pouco antes da solenidade, mas com o apoio recebido, fiquei aqui. Assim foi também na apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso. A adoção da minha filha mais velha veio às vésperas do TCC. Mas fui em frente. O que digo para vocês: não desistam dos seus sonhos”, disse.

Boas-vindas

Ao discorrer sobre a atuação da Ordem em defesa da advocacia, Fernanda Valério destacou os benefícios do Projeto 6º Ano. “Temos diversos cursos na nossa ESA, com 90% de desconto e cursos voltados especialmente para a jovem advocacia. São cursos atualizados com professores renomados para que sigam estudando sempre”, pontuou. “Podem se orgulhar por serem recebidos nos quadros da Ordem. Com a ajuda da tecnologia, reunimos diversos benefícios que os auxiliarão para iniciar sua trajetória”, completou a diretora da Jovem Advocacia.

Ao saudar os presentes, a conselheira seccional Christhyanne Bortolotto dirigiu sua mensagem aos pais. “Não é fácil deixar os filhos para se dividir entre estudos, trabalho e família. Não é fácil para a mãe estudante e tampouco para o companheiro que a apoia. Agora uma mensagem aos pais dos jovens advogados: eles não serão devolvidos ao convívio que havia antes do curso de graduação, nunca mais será como antes, pois ser advogado impõe exigências. Gosto de lembrar os mandamentos da advocacia do uruguaio Eduardo Couture. O primeiro deles é estudar sempre. O segundo é pensar por si mesmo. Tudo isso exige tempo”, disse.

“Damos voz a quem não tem voz. Por isso esta é uma profissão tão importante. Lutem pelos que não têm voz, mas sejam sempre leais a vocês mesmos e a seus clientes”, frisou. A conselheira seccional seguiu comentando um a um os mandamentos e terminou com um conselho: “Amem a sua profissão”.

Elias Mattar Assad também fez uma breve saudação aos presentes. “Quero agradecer à gentilíssima presidente Marilena Winter, que tem a vocação e a paixão para presidir a seccional. Reparei que dos 57 compromissandos temos 38 advogadas e 19 advogados. Eu mesmo convivo com minha esposa e 3 filhas advogadas. A vocês digo, como o poeta, que este dia não anoitecerá. As alegrias e tristezas temperam a eterna luta da advocacia. Na caminhada, não percam nunca a esperança, que nas palavras do Padre Antônio Vieira, é a mais doce companheira da alma”, disse.

Futuro

A sessão marcou também a conclusão de mais uma etapa na vida de Wilson Mohr e de sua esposa, Daniela Santos, ambos moradores de Curitiba e graduados pela Universidade Tuiuti. O administrador e a médica infectologista concluíram juntos a graduação em Direito em 2022 e se preparam para uma nova fase profissional.

Wilson Mohr buscou o Direito para ampliar seu universo de conhecimento. Aos 50 anos, vê na profissão uma oportunidade de gerir sua própria carreira. Um dos objetivos para o futuro, conta, é usar a advocacia para realizar um trabalho social. Ele pretende atuar nas áreas de Direito de Família e Previdenciário.

Daniela Santos, por sua vez, escolheu o Direito porque buscava uma opção que possibilitasse mais planejamento pessoal e convívio familiar. A médica atua como infectologista da Prefeitura Municipal de Curitiba. “A pandemia exigiu bastante, tivemos muito trabalho”, relembra. A advogada conta que pretende aliar as duas áreas de conhecimento e já iniciou uma especialização em Direito Médico.

Expectativas

Natural de Paranaguá, Aldalberto Nunes Cordeiro Junior, de 28 anos, decidiu fazer o curso de Direito ainda jovem, no final do ensino médio. “A advocacia se apresentava como um campo em que eu gostaria de trabalhar, considerando as minhas habilidades”, conta. O jovem advogado pretende atuar nas áreas de Direito Trabalhista e Previdenciário. Ele recebeu a credencial do advogado Gustavo Lima da Silva, com quem já divide o escritório.

Para a advogada Giovana Giulia Silva, de 25 anos, a sensação é de missão cumprida. “É muito gratificante estar aqui hoje porque enfrentei uma pandemia no meio da minha graduação, o que deixou o estudo mais complicado”, disse. Natural de Campo Mourão, ela conta que esperou muito pelo rito presencial do compromisso coletivo. A jovem advogada pretende seguir carreira na área do Direito Público e está otimista quanto ao futuro, frisando que sempre há espaço para pessoas competentes e comprometidas.