Novos advogados prestam compromisso em solenidade com a participação da presidente do TRT-9

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, deu as boas-vindas aos novos advogados e advogadas que prestaram compromisso na sede da seccional na tarde desta terça-feira (24). O evento foi prestigiado pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9), Ana Carolina Zaina, e pela desembargadora do TRT-9 Rosemary Diedrichs Pimpão. Também compôs a mesa a diretora da jovem-advocacia da seccional, Fernanda Valério e a procuradora de Justiça Mônica Azevedo.

“Quero cumprimenta-los pela escolha dessa profissão. Essa credencial é a sua nova identidade. Cabe a todos nós honrar a profissão, honrar todos os que nos antecederam. É uma profissão com enorme potencial transformador da vida das pessoas”, disse Marilena aos novos compromissandos. “A cada compromisso de colegas renovamos nosso compromisso assumido lá no início da nossa profissão. Cada palavra proferida aqui foi edificada no Estatuto da Advocacia e traduz o espírito dessa profissão”, pontuou a presidente da OAB Paraná.

A batonnier citou o processo de avanços pelo qual a advocacia paranaense vem passando, com avanços como um maior percentual de negros na composição do conselho e inclusive a primeira conselheira federal negra. Além disso, há duas comissões presididas por pessoas com deficiência e, pela primeira vez na história da seccional, uma pessoa trans preside uma comissão.

“Tenho profundo respeito pelos advogados. Traduzir o sentimento de injustiça em palavras é uma arte que exige conhecimento, mas também profunda sensibilidade. É preciso agir com o coração”, disse Ana Carolina. “Toda vez que ocuparem a tribuna, façam-no com o coração. Toda vez que se dirigirem a um magistrado, recordem-se do mandamento constitucional do artigo 133 da nossa Carta política: de que o advogado é indispensável à administração da justiça”, aconselhou a magistrada.

“Peço vênia a todos para reverenciá-los na pessoa da anfitriã, dra. Marilena Winter, e homenagear os novos advogados na pessoa da dra. Ana Maria das Graças Veloso [juíza aposentada que prestou compromisso nesta tarde]”, concluiu a presidente do TRT-9.

A advogada e conselheira seccional Christhyanne Regina Bortolotto  também deu sua mensagem aos novos profissionais: “Não estamos aqui para ser a voz só dos nossos clientes, mas também para ser a voz daqueles não têm condições de falar, para ser a voz das minorias”.

Profissionais iniciantes

O juramento foi feito pela advogada Yasmin Veiga Salomão, que também fez um breve pronunciamento em nome dos novos colegas. “A nossa função é indispensável à administração da Justiça e como advogadas e advogados o nosso exercício do direito será diário. E o que nos torna tão especiais é a capacidade de mudar a vida das pessoas por meio do direito”, disse a jovem profissional.

Barbara Duarte da Silva e Everton Marcelino de Souza também falaram da tribuna em nome dos demais compromissandos. A nova advogada se dirigiu àqueles que vêm apoiando os advogados  iniciantes na jornada. “Às pessoas que nós amamos, que nos apoiaram em todo o percurso, pais, filhos, familiares, companheiro, madrinhas, padrinhos e amigos”, declarou.

“Uma pessoa quando deixa de sonhar deixa de viver”, disse Everton, que prestou o compromisso 20 anos após colar grau como bacharel em direito.