Presidente da OAB Paraná prestigia solenidade dos 55 anos de reinstalação da Justiça Federal no Paraná

A Justiça Federal do Paraná realizou na última segunda-feira (23) uma solenidade de celebração dos 55 anos de reinstalação no estado. A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, prestigiou o evento realizado na sede da Seção Judiciária paranaense, em Curitiba, que teve como anfitrião o diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná, o juiz federal José Antonio Savaris.

Também estiveram presentes o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Joel Paciornik, o ministro aposentado do STJ Néfi Cordeiro, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Ricardo Teixeira do Valle Pereira, a presidente do TRF-3, Marisa Santos, o senador da República Flávio Arns, o controlador-geral do estado, Raul Clei Coccaro Siqueira, o secretário-geral do Conselho da Justiça Federal (CJF), Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes,

O presidente do TRF-4 abriu os trabalhos e lembrou a história da Justiça Federal no Paraná, instalada pela primeira vez em 1891. Em 1937 a seção Judiciária do Paraná foi extinta e 1946 voltaria parcialmente com o Tribunal Federal de Recursos. Somente em 1967 ocorreu a reinstalação da seção paranaense, com a posse de quatro magistrados. E na década de 1980 começaria a interiorização e, após a Constituição de 1988, foram criados os tribunais regionais federais. Hoje o Paraná tem 20 subseções e quatro tribunais recursais funcionam no estado.

“A história da Justiça Federal é de todos os que aqui trabalham, servidores, magistrados, demais operadores do direito e os destinatários da justiça. Essa Justiça é feita de pessoas. Foram as pessoas que fizeram a sua história. A Justiça Federal  só chegou a esse nível de excelência em razão do trabalho de cada um”, disse o presidente do TRF-4. “Nosso trabalho é entregar a cada cidadão e cidadã a prestação jurisdicional de forma célere e justa”, concluiu Pereira.

“Festejar a Justiça Federal no Paraná é avivar a história. Mais do que o aniversário, celebra-se o sucesso de uma instituição destinada a servir o povo brasileiro”, disse Savaris.

O juiz Friedman Wendepap, que também dirigiu o foro, falou em nome de todos que por ali passaram. “Na Justiça Federal, as pessoas que aqui atuam o fazem conforme a lei e a vivificam ao atuar apaixonadamente. Isso gera um superávit ético que temos nessa instituição”, sintetizou.

Homenagens

Durante o evento, foram prestadas diversas homenagens a magistrados e servidores da JFPR, entre as quais uma para a primeira mulher a dirigir a Seção Judiciária do Paraná desde sua instalação, a juíza Gisele Lemke, que recebeu uma placa das mãos da presidente Marilena Winter, a primeira mulher eleita para presidir seccional paranaense da OAB.

O ministro Paciornik foi o homenageado de destaque e recebeu manifestações de apreço e reconhecimento à sua competência por meio do discurso do colega Néfi Cordeiro. “Conheço Joel há mais de 30 anos, é uma pessoa que se dedica a tudo que faz, seja no magistério ou na magistratura. Vi por toda a sua trajetória esse ser humano se abrilhantar cada vez mais”, descreveu. “Ele é uma pessoa cumpridora dos deveres, que gera admiração por sua inteligência e seu bom senso”, finalizou o colega de magistratura.