“O Brasil precisa de uma Ordem forte e unida”, afirma Molina

No comando dos trabalhos do 7º Colégio de Presidentes de Subseções, Airton Molina, vice-presidente da OAB Paraná, conclamou a advocacia do estado à união em seu discurso na abertura oficial do evento. A solenidade transcorreu na noite desta quinta-feira (30/8), no Buffet Elite, em Londrina. Como nos trabalhos vespertinos, Molina explicou aos presentes que o presidente da seccional, José Augusto Araújo de Noronha, está no Rio Grande do Sul. Noronha está participando do Colégio de Presidentes de Conselhos Seccionais.

Molina ressaltou que o encontro de presidentes de subseções é ocasião propícia para “conhecer mais de perto os anseios de cada região; para ouvir sugestões e projetar metas para os próximos meses”. Ele lembrou das dificuldades conjunturais do Brasil; destacando o desafio de manter uma vida digna na advocacia com mais de um 1,1 milhão de profissionais no mercado. “Se, como os magistrados, somos indispensáveis à aplicação da justiça, não há razão para que transformem nosso trabalho digno em humilhação e punição no momento da fixação de honorários”, defendeu. “Esse desequilíbrio enfraquece a histórica defesa do Estado Democrático e da cidadania”, lamentou.

O vice-presidente também apontou a descrença nas instituições como subproduto das crises ética, moral e econômica do país. “O corporativismo e o patrimonialismo estão sangrando o Brasil. Diante desse quadro, é que a Ordem tem de dar ao Brasil o que sempre teve de melhor. Nossa independência e coragem cívica contra o retrocesso, contra o aviltamento das liberdades e contra os abusos que maculam a democracia e aniquilam a cidadania. O Brasil precisa de uma Ordem forte e unida para ser mais justo, mais desenvolvido economicamente, mais decente e mais republicano”, conclamou.

Em festa

Antes de Molina, ocuparam a tribuna o presidente da OAB Londrina, Elinton Araújo Carneiro, anfitrião do encontro; e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA/PR), Artur Piancastelli. Carneiro abriu seu discurso lembrando dos 60 anos da OAB Londrina, celebrados, quando se comemora também as seis décadas da subseção de Maringá.

Em tom amistoso, Molina, que é da região de Maringá, e Carneiro trocaram provocações, cada qual garantindo que sua subseção de origem é a mais antiga do estado. “Nossa subseção conta hoje com 7059 advogados, 6.037 deles atuando na cidade de Londrina. Somos maiores do que cinco seccionais e menores apenas do que cinco outras subseções do país, quatro de São Paulo e uma do Rio de Janeiro. Estamos fazendo uma festividade à altura desses anos, com um ano inteiro de comemorações que se encerra nesta sexta-feira (31/8), com o tradicional Baile do Rubi”, afirmou Carneiro.

O presidente da OAB Londrina lembrou ainda das muitas contribuições que a subseção teve ao longo de seis décadas. “Não fizemos nada sozinhos. Contamos com a ajuda dos advogados da subseção; colhemos os frutos plantados por aqueles que antes de nós semearam nesta terra fértil”, disse. Em seguida, ele nominou um a um todos os presidentes da subseção. “Não se constrói uma reputação como a da OAB em um mandato; mas sim com décadas de demonstração de correção frente à instituição e perante a sociedade. Espero que os futuros dirigentes da subseção tenham por ela o mesmo carinho que nós. Que sirvam à Ordem e não se sirvam da Ordem”, destacou.

Balanço

Piancastelli, ao tomar a palavra, apresentou números que traduzem o esforço de interiorização da CAA/PR nos últimos anos. “Encerraremos a gestão com 26 espaços de convivência; 8 escritórios compartilhados; 23 grupos de práticas esportivas; mais de 70 mil vacinas aplicadas e mais de 10 mil consultas médicas a preços subsidiados. Nenhuma entidade de classe — e as respeitamos todas — faz tanto por seus associados. Não estaríamos aqui falando dessas conquistas sem o trabalho de diligentes funcionários e delegados da Caixa, de diretores da seccional e de dirigentes das subseções. O momento é de agradecimento”, declarou.

Também compuseram a mesa de abertura da solenidade os conselheiros federais José Lucio Glomb, Edni Arruda e Flávio Pansieri; a secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Indira Winter; o diretor tesoureiro da seccional, Fabiano Baracat; o advogado Alberto de Paula Machado, ex-presidente da seccional e o presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, Aílton Nantes.