OAB acompanhou totalização dos votos do segundo turno das eleições 2018

A OAB Paraná acompanhou neste domingo (28) a apuração e totalização dos votos do segundo turno das eleições 2018. O presidente José Augusto Araújo de Noronha esteve pessoalmente na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), acompanhado do presidente do TRE, desembargador Luiz Taro Oyama. No sábado (27), Noronha participou da sessão de validação do sistema de gerenciamento da totalização dos votos. O procedimento consiste na utilização, pela autoridade competente, de uma senha que valida o sistema de totalização dos votos.

“A OAB acompanhou, juntamente com o presidente do TRE e representantes do Ministério Público Eleitoral, a totalização dos votos minuto a minuto. A garantia do voto e da sua regularidade é um princípio básico de cidadania. O papel da Ordem é zelar por este princípio fundamental do nosso Estado Democrático de Direito”, disse Noronha.

O presidente da OAB destacou ainda a transparência com que o TRE-PR tratou o processo. Na última semana, a Ordem participou ativamente da auditoria de urnas que apresentaram falhas técnicas no primeiro turno, em 7 de outubro.  “A perícia realizada nas urnas atestou não só a qualidade técnica dos funcionários do TRE, mas sanou as dúvidas em relação à rigidez do sistema”, disse.