OAB dá posse aos membros da Comissão de Igualdade Racial

Os 47 membros da Comissão de Igualdade Racial da OAB Paraná tomaram posse nesta sexta-feira (28), em uma solenidade no Conselho Pleno. A comissão será presidida pela advogada Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski, em substituição ao advogado  Mesael Caetano dos Santos, que coordenou os trabalhos na gestão 2013-2015.

O presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, fez a saudação destacando a importância da comissão, não só para denunciar aqueles que promovem atos de discriminação, mas debater e encontrar caminhos para o fim dos preconceitos enraizados na sociedade. Noronha aproveitou para anunciar a reestruturação do Setor de Comissões da Seccional, enfatizando a prioridade dada pela gestão ao trabalho das comissões. Segundo o presidente, um novo regulamento também será elaborado para orientar a atuação e garantir que haja uma participação e presença efetivas dos membros nomeados nas reuniões.

Silvana Niemczewski falou da sua alegria em assumir a função e ver tantos advogados negros prestigiando a cerimônia. “Divido essas responsabilidades não somente com os membros  que  estarão na  linha de frente, ao meu lado, mas também com todos os advogados e advogadas do Paraná que estiverem abertos a lutar pela diminuição da desigualdade racial na advocacia, nas escolas, nas Universidades e em todos os espaços onde não se dá voz e vez ao negro, ao pardo, ao índio e a todos os vulneráveis”, afirmou.

A presidente da comissão destacou o dever dos advogados de promover a discussão sobre as barreiras de preconceito impostas pela sociedade. “Temos que trazer ao centro do debate formas objetivas de mudança na cultura de pensamento. Exaltarmos os exemplos de negros, pardos, índios e vulneráveis que fazem a diferença em nossa sociedade, para que nossos jovens se orgulhem de sua história e da luta de seu povo”, disse. Silvana concluiu citando Martin Luter King: “Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele.”

O ex-presidente da Comissão de Igualdade Racial, Mesael Caetano dos Santos, defendeu que haja maior visibilidade na atuação dos advogados negros. “O povo negro com qualificação profissional, com formação intelectual, precisa de visibilidade, para ser uma luz e uma referência em que os jovens possam se inspirar”, ressaltou. Para Mesael Caetano dos Santos, a  OAB tem um papel muito importante na quebra de paradigmas.

Os certificados foram entregues aos membros da comissão pelo presidente Noronha e pela secretária-geral da OAB Paraná, Marilena Winter. Compõem a Comissão de Igualdade Racial os  advogados André Luiz Nunes da Silva, Anderson Farias Ferreira, Mariana Lopes da Silva Bonfim, Alesandra  Cruz Soares, Adilson Aparecido Morais, Adriana Maria Rodrigues, Anilise de Oliveira, Bruna Couto Berneira, Cleide Regina Glomb, Cleonilda Miranda de Siqueira Leite, Conceição de Albuquerque Oliveira, Cristiano Dionisio, Davi Venancio, Dirlene Rosar, Dulcinea Marques, Elis Regina da Silva, Fabiano Alexandro de Souza, Flávio Roberto Gomes, Guiomar Boaventura dos Remedios, Igor Fernando Ruthes, Jacqueline Martinski, Jussara Grando Allage, Ketlyn Graciely Veiga Veiber, Liliana Cotinho de Assis, Marcos Antonio da Silva, Maria Ines dos Santos, Maria Lucilda Santos, Maria Luisa Nataly Adriazola Simonini de Lima, Mesael Caetano dos  Santos, Michelle dos Santos, Miriam de Fatima Knopik, Nei Luiz Moreira de Freitas, Paula Crystiana Franco de Souza, Paulo Cesar Ramos, Pierre Lourenço da Silva, Priscila Aparecida Bueno Nakama, Renata Maria Candido, Rosangela Maria Lucinda, Sandro Luiz Britto Sprenger, Seidy Rodrigo Nakama, Sérgio Geraldo Garcia Baran, Silvia Regina de Oliveira, Tamara da Silva, Telma Cristina Antoniassi Paulista Nowacki, Ussaima Addi de Andrade, Valdirene Tavares Rodrigues da Silva e Vera Lucia de Oliveira Pudgurski.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *