OAB e IAP entregam 200 testes para covid-19 ao Hospital de Clínicas

A OAB Paraná e o Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) entregaram ao Hospital de Clínicas 200 testes para diagnóstico de covid-19, adquiridos com recursos arrecadados pela campanha “Advocacia contra a Pandemia”. Com essa entrega, as duas instituições encerraram a campanha que teve início em abril, totalizando ao final a aquisição de 700 kits de exames. Outros 500 testes foram doados a hospitais de Paranavaí, Cianorte e Campo Mourão.

A entrega simbólica dos testes foi feita nesta terça-feira (27) pela vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, e pelo presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, Tarcísio Kroetz, ao reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, e à superintendente do HC, Claudete Reggiane.

A vice-presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, explicou que a campanha nasceu com o intuito de dar uma contribuição à classe médica e à sociedade neste período de dificuldades. “É uma entrega simbólica, mas feita com grande alegria por termos mobilizado a advocacia e conseguido manifestar de alguma forma o nosso agradecimento aos profissionais da saúde, que se arriscaram e continuam dando o seu melhor para enfrentar a pandemia”, disse Marilena.

“As doações ao HC representam o reconhecimento por tudo o que a Universidade Federal do Paraná faz por sua comunidade, atuando com muito empenho e galhardia em favor de políticas que beneficiam a sociedade. Essa foi uma primeira batalha, mas podem contar com os advogados paranaenses para novos desafios”, afirmou o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, Tarcísio Kroetz.

Protagonismo

Para o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, o protagonismo do hospital universitário ficou evidente nesse período de pandemia. “As universidades foram muito desafiadas, e não só na área médica. Nossas unidades no interior trabalharam na produção de álcool em gel, na pesquisa de testes para diagnóstico de covid-19, no estudo da fase 3 da vacina que vem sendo desenvolvida pelo Instituto Butantã. Esse protagonismo ficou evidenciado precisamente num momento em que o financiamento das universidades vem caindo. Contar com a solidariedade de tantos parceiros e amigos é absolutamente crucial”, destacou o reitor, reiterando os agradecimentos à OAB e ao IAP.

A superintendente do Hospital de Clínicas, Claudete Reggiane, lembrou que o setor de saúde enfrentou uma situação complicada, lutando contra a falta de insumos, e deve se preparar para uma possível segunda onda de contágio. “A segunda onda está chegando e agora temos uma demanda de outras doenças graves que foi represada num primeiro momento. Por isso, esse apoio é importante e nós esperamos contar com vocês”, disse a superintendente.

Também acompanharam a entregue dos testes o chefe da Divisão de Assistência em Saúde, Railson Henneberg, a gerente administrativa do HC, Mônica Evelise, e a chefe da Unidade de Laboratório, Marissol Muro.