OAB estuda criar comissão de advogados da administração indireta

Os advogados da administração pública indireta, embora concursados, não têm as mesmas garantias que os advogados públicos da administração direta. Para discutir as peculiaridades desse grupo de profissionais, o presidente da OAB Paraná, Alberto de Paula Machado, estuda a possibilidade de criar uma comissão. O compromisso foi assumido nesta sexta-feira (21), durante uma palestra apresentada pelo presidente, por videoconferência, na Associação dos Advogados da Sanepar, em Curitiba. A palestra foi transmitida para Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.
Além de advogados da Sanepar, acompanharam a transmissão advogados da Copel e do Instituto Ambiental do Paraná. Alberto de Paula Machado falou sobre a ética nas atividades exercidas por advogados em empresas de economia mista. Segundo ele, esse é um grupo de profissionais peculiar porque reúne características tanto da advocia pública quanto da advocacia privada. “Deve ser assegurada aos advogados dessas empresas a independência técnica para que possam atuar defendendo efetivamente os interesses públicos”, afirma Alberto de Paula Machado. A palestra foi promovida pela Associação dos Advogados Empregados da Sanepar (Advesane).