OAB Londrina realiza lançamento da campanha “Filho não é visita”

A Comissão de Direito das Famílias da OAB Londrina lançou a campanha Filho não é Visita em âmbito estadual nesta quinta-feira (4), com apoio da comissão da seccional. O evento contou com  palestra das advogadas Luciana Pedroso Xavier, presidente da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões da OAB Paraná; e de Silvia Marzagão, presidente da comissão de Direito das Famílias da OAB São Paulo, entidade que lançou a campanha em março deste ano.

“Quando vimos essa iniciativa da OAB-SP levamos a ideia para discussão na OAB-PR, que prontamente se dispôs a liderá-la no estado”, conta a coordenadora da comissão de Direito das Famílias e Sucessões de Londrina e também integrante da comissão estadual, Juliana Tavares.

O objetivo da campanha é ampliar o debate sobre o exercício conjunto da parentalidade e instituir o nome correto da palavra convivência na relação entre pais e filhos. “Geralmente, o genitor que não tem a guarda do filho se refere aos dias de convivência como dia de visita, o que não é correto. Precisamos mudar esse termo. Filho não é visita. Filho convive com pai e mãe”, sustenta Juliana.

Ela informa que a legislação nacional alterou a forma de tratar o convívio entre pais e filhos para demonstrar que os cuidados, responsabilidades, direitos e deveres na relação dos filhos com suas mães e seus pais devem ser compartilhados.

“Portanto, a forma de mencionar o relacionamento de filhos quando os pais não convivem mais como casal é capaz de moldar um pensamento, um comportamento, até uma relação familiar. A palavra tem uma força de poder”, destaca ela, acrescentando que conversar sobre o exercício da parentalidade no momento do divórcio não pode envolver palavras que descaracterizam o vínculo.

Em Londrina, além do lançamento, estão previstas algumas atividades durante o mês de agosto, como panfletagem no Estádio do Café, no dia 9, quando haverá jogo entre Londrina e Cruzeiro pela série B do Campeonato Brasileiro.

Com informações da OAB-Londrina