OAB Londrina recebe 82 novos advogados em sessão de compromisso coletivo

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, recebeu 82 novos advogados em sessão de compromisso coletivo realizada na manhã desta terça-feira (28/2), em Londrina. A solenidade contou com as presenças do presidente da OAB Londrina Nelson Sahyun Junior; da secretária-geral adjunta Caroline Thon; do conselheiro federal Artur Piancastelli; dos conselheiros estaduais Eliton Araújo Carneiro, Vânia Regina Queiroz e Maria Lucilda Dantos;  dos conselheiros da OAB Londrina  Diogo Menoncin, Rafael Garcia, Arthur Strozzi, Fábio William Maciel, Monica Thomaz de Aquino, Rodolfo Xavier Ciciliato, Jaqueline Heinzl; do delegado da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA), Fabiano Nakamoto; da coordenadora do Núcleo Jovem Patrícia Conde; além da advogada Patrícia Siqueira, representando a Escola Superior de Advocacia (ESA), e  o advogado Douglas Maranhão.

“Hoje é um dia muito especial, temos a honra de receber colegas que passaram por grandes desafios até chegar aqui”, disse Marilena ao saudar os presentes. A advogada destacou o lançamento do projeto “Valorização da Advocacia – Novas Fronteiras” na sede da subseção, às 13h, convidando os novos colegas para o evento. “Londrina é hoje a sede da OAB Paraná e da advocacia estadual”, afirmou Marilena.

Ao apresentar o projeto 6º Ano, Marilena frisou que a iniciativa foi pensada com muito carinho como um incentivo e estímulo à carreira dos novos advogados e advogadas .”Pensando nos desafios do início da carreira, a OAB Paraná criou um projeto inédito no país, o Projeto 6º Ano. Vocês receberão junto com a credencial um pequeno presente com uma série de benefícios exclusivos da OAB Paraná. É uma forma de reconhecermos o valor da advocacia e auxiliá-los neste momento cheio de desafios”, disse.

Cultura de defesa das prerrogativas

A defesa das prerrogativas foi outro tema enaltecido pela presidente da seccional. “Este é um tema essencial para a nossa profissão, não é apenas retórica. Precisamos formar uma verdadeira cultura das prerrogativas. Estas são um instrumento de defesa de um direito fundamental da cidadania, que é o pleno acesso à justiça e a garantia da defesa. É por meio delas que temos a garantia de que um advogado possa exercer o seu múnus. É preciso que ele tenha acesso ao seu cliente, que seja garantido o sigilo”, disse. “Também é prerrogativa da advocacia ter as portas abertas dentro do Judiciário, ter fala com os magistrados. Não há hierarquia entre magistrados, promotores e advogados. Somos partes de uma engrenagem que se complementa. Temos que nos compreender como uma parte fundamental do sistema de justiça”, pontuou.

O presidente da OAB Londrina conclamou os novos colegas a participarem efetivamente da OAB. “Durante a entrega dos certificados fiz questão de dizer a cada um que a partir de agora esta é a casa de vocês. Sejam bem-vindos, contem conosco, estamos à disposição para atendê-los”, afirmou Nelson Sahyun Junior.

Coube ao advogado Pedro Henrique Macedo Palomo proferir o juramento da advocacia e a saudação aos novos colegas. “Para todos nós não foi uma caminhada fácil, o temido exame de ordem, como a colega disse, espero que possamos contar uns com os outros e com a OAB”, disse.

Mateus Barboza Marques  agradeceu o apoio que recebeu dos dirigentes da subseção no período em que trabalhou na OAB Londrina. “Estou muito nervoso porque este lugar foi minha casa durante os cinco anos de faculdade. Tenho um pedaço de cada um de vocês, Dr. Artur, Dr. Nelson, Dra. Vânia, Dr. Douglas. Vocês serão lembrados para sempre como pessoas magnificas, que foram essenciais para a minha formação profissional”, agradeceu

A advogada Rafaela Valério dos Santos relatou os desafios que enfrentou durante o período da faculdade. A advogada contou que se tornou mãe e enfrentou um câncer de pele, chegando a pensar que não chegaria a se formar. “Sou muito grata ao que Deus fez na minha vida. Tenho certeza que a trajetória de todos não foi fácil, mas foi vitoriosa”, disse.

A saudação oficial aos novos colegas ficou a cargo do advogado Douglas Maranhão. “A trajetória que esta a frente não será simples, principalmente num momento em que a tecnologia circunda a nossa atividade. as relações pessoais foram distanciadas, isso traz uma dificuldade enorme para o exercício da advocacia. Mas lembrem-se que quando escolheram o curso de Direito, escolheram uma grande responsabilidade. Hoje, com o juramento, assumem uma responsabilidade maior ainda, porque se tornam parte do sistema de Justiça. A luta pelo direito é um exercício de cidadania, de dignidade”, disse.

Valorização da Advocacia

A OAB Paraná lança nesta terça-feira, às 13h na OAB Londrina, o projeto “Valorização da Advocacia – Novas Fronteiras”.   A ação, inédita no país, foi criada para auxiliar advogados e advogadas a avaliarem suas carreiras, considerando as potencialidades de cada região do estado. A ação permanente é aberta à participação de toda a advocacia do estado. Os eventos são gratuitos. Na quarta-feira (1/3), a ação será lançada em  Cornélio Procópio e na quinta-feira (2/3) em Santo Antônio da Platina.   Saiba mais aqui