OAB Palmas orienta famílias sobre responsabilização por comportamento nos meios digitais

O OAB Palmas promoveu na noite de quinta-feira (35/4) uma palestra dirigida a adolescentes e suas famílias sobre a responsabilidade pelos atos praticados na internet e nas redes sociais, com esclarecimentos da advogada Karina Lorenzet, secretária-geral da subseção, sobre direitos e deveres de pais e filhos. A ação, conduzida pelo presidente da subseção, Eduardo Tobera Filho, foi realizada na Catedral do Senhor Bom Jesus da Coluna.

Para Karina, “encontros como este são de extrema importância, pois conseguimos relembrar às pessoas que o direito delas termina onde começa o dos demais”. O presidente Tobera enfatizou a possível responsabilidade civil e criminal dos pais em atos infracionais cometidos pelos filhos, com o mau uso da internet e redes sociais. Ele também expressou sua preocupação com atentados e ameaças a instituições de ensino feitas via web. Para ele, o uso desmedido da internet está na raiz de muitos problemas.

“É absurdo vermos jovens e adolescentes fazendo uso da internet de madrugada. Enquanto isso os pais reclamam do mundo, das escolas, dos professores, esquecendo que a responsabilidade é de todos. Chegou a hora de perguntarmos à igreja, ao prefeito, às escolas o que podemos fazer para ajudar nossa sociedade e a educação. Não devemos apenas cobrar e dar maus exemplos”, afirmou Tobera. O pároco da catedral, padre Adriano Matana, também reforçou a importância da participação dos pais e do envolvimento das famílias para que cada um desenvolva a consciência crítica e faça algo mais.

O projeto é uma extensão do Projeto Conectar, desenvolvido em Mangueirinha/PR pela OAB com o objetivo de esclarecer os pais sobre as responsabilidades envolvidas nos cuidados com seus filhos. A participação de todos os envolvidos proporciona troca de experiências, convivência e acompanhamento, recursos fundamentais para os pais ou responsáveis apoiarem crianças e adolescentes em suas dificuldades e necessidades e estimularem suas habilidades.
Ao longo da gestão, o projeto será realizado nas cinco cidades que integram a subseção – Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Mangueirinha e Palmas. A OAB Palmas também se coloca à disposição de outras cidades que queiram abraçar o projeto. “A salvação do mundo, da sociedade e da educação é a conexão dos jovens e suas família e com escolas, e não o uso abusivo da internet”, observa Tobera.