OAB Paraná apresenta nova ferramenta on-line para Sistema de Prerrogativas

A OAB Paraná realizou na quarta-feira (14) uma reunião para apresentar o funcionamento da nova ferramenta on-line para o acompanhamento das diligências sobre prerrogativas desenvolvida pela seccional. Com a nova funcionalidade, será possível padronizar o acompanhamento de busca e apreensão, prisão de advogados e outras diligências.
O acesso à ferramenta será pelo processo eletrônico OAB Paraná, em uma área exclusiva para os advogados e advogadas que fazem parte do Sistema de Prerrogativas e que serão credenciados para utilizar essa funcionalidade. No momento do acompanhamento, os representantes da OAB lavrarão um minucioso relatório, que será automaticamente convertido em um processo eletrônico, desencadeando as ações subsequentes do setor de prerrogativas.

“Essa nova ferramenta vai agilizar e dar efetividade ao trabalho de acompanhamento das diligências”, disse o presidente da seccional, Cássio Telles, ao abrir a reunião. “Prerrogativas é um tema prioritário, carro chefe da gestão, e estamos trabalhando sempre com empenho nisso. Aonde vamos, a OAB Paraná sempre é lembrada pela dedicação e liderança nesse tema”, acrescentou Telles.

“É uma ferramenta inovadora, não há em nenhuma outra seccional com um sistema como esse. Isso vai evitar muito retrabalho e, em situações em que há alguma ilegalidade, temos como agir rapidamente. Além disso, teremos padronização do nosso atendimento em todo o estado. Daremos um salto de qualidade em nosso trabalho e teremos uma atuação muito mais linear do setor de Prerrogativas. Será um grande legado nosso para as administrações futuras da OAB”, observou o diretor de Prerrogativas, Alexandre Salomão.

“Essa plataforma trará rapidez aos atendimentos de prerrogativas, porque a partir dela o nosso representante que acompanhar, por exemplo, uma busca e apreensão, fará um relatório instantâneo, descrevendo todos os acontecimentos e enviando imediatamente ao setor de prerrogativas. O colega atendido receberá na hora o número do processo aberto e poderá desde logo peticionar, pedindo providências ou assistência, por exemplo. Isso significa retorno efetivo e imediato à defesa das prerrogativas profissionais”, disse o presidente da Comissão de Prerrogativas da seccional, Andrey Salmazo Poubel.

Acompanhamento

Por meio da ferramenta, os presidentes das subseções e das Comissões de Prerrogativas poderão fazer autorização para que um advogado acompanhe uma ocorrência. Outra vantagem da inovação é que, ao finalizar o formulário e clicar em protocolo, o documento já é automaticamente encaminhado à Procuradoria de Prerrogativas. Com o número do protocolo, será possível peticionar, acompanhar o andamento no setor de Prerrogativas e solicitar desagravo.

Advocacia forte

Também durante a reunião, o advogado Ygor Nasser, membro da Comissão de Prerrogativas, relatou como está sendo o desenvolvimento do projeto Advocacia Forte, que, pela voz de advogados e advogadas, está divulgando prerrogativas em vídeos e unindo os profissionais.

“É um projeto que nasceu dentro da Ordem dos Advogados do Brasil, que visa não só divulgar nossas prerrogativas, mas passar uma mensagem positiva a toda a nossa classe de valorização dos nossos direitos”, explicou Nasser.