OAB Paraná apresentará propostas para aprimoramento do Exame de Ordem e Ensino Jurídico

O presidente da OAB Paraná se reuniu na quinta-feira (31) com os presidentes da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Daniel Müller Martins, e da Comissão de Educação Jurídica, Fernanda Schaefer Rivabem. Eles debateram medidas para melhorar o Exame de Ordem e a qualidade do Ensino Jurídico.

A ideia é apresentar uma proposta de inovações durante o Colégio de Presidentes de Seccionais, que será realizado no Rio de Janeiro em fevereiro. Um dos pontos é a redefinição dos critérios do Selo OAB, que atualmente toma como critérios apenas as notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o índice de aprovação no Exame de Ordem. “Pretendemos ampliar isso”, explica Telles.

Outros tópicos são a redução da periodicidade de realização do Exame de Ordem para duas edições por ano e melhorias na correção das provas. A proposta é que seja eliminado o candidato que zerar na prova objetiva a disciplina que escolheu para a prova habilitação específica, e que o mesmo ocorra para quem zerar nas questões de ética.