OAB Paraná celebra 45 anos de instalação da subseção de Paranaguá

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, esteve pessoalmente na OAB Paranaguá nesta quinta-feira (27/04) para prestigiar a solenidade alusiva aos 45 anos de instalação da subseção. A sessão solene também contou com as presenças do vice-presidente da seccional, Fernando Deneka, do tesoureiro Luiz Fernando Pereira, da secretária-geral adjunta Roberta Santiago, além do ex-presidente da OAB Paraná, Assis Gonçalves Neto, da conselheira federal Silvana Niemczewski, e dos anfitriões do evento, o presidente da OAB Paranaguá, José Antônio Schuller da Cruz, e os demais diretores da subseção – Bruno Maidl, Nataly Noronha, Nilson Wistuba e Sibele Souza.

“Nunca é demais lembrar que a cidade sede desta subseção, surgida a partir do primeiro povoamento na Ilha da Cotinga, é eixo fundamental da economia do nosso estado, com o pujante Porto de Paranaguá, de onde as riquezas produzidas no Paraná partem para o mundo todo. Paranaguá, como nos conta o escritor Ernani Buchmann no livro  Da poeira & lama à nuvem, guarda a honra de ser berço do primeiro advogado a atuar no Paraná: José de Oliveira Fagundes, feito advogado pela Universidade de Coimbra, em fins do século 18, e imortalizado como defensor de inconfidentes mineiros”, destacou Marilena ao saudar os presentes.

Marilena lembrou que dois séculos depois do nascimento de Fagundes, em 1978,  a subseção da Ordem foi instalada em Paranaguá, tendo Hugo Pereira Correa como presidente.  Correia foi sucedido pelos advogados Ervinio Nizio,  Milton Luiz Saif, Paulo Charlub Farah, Dora Schuller e Nazareno Antonio Vilarinho Pioli Filho. “Nesta quadra cabe a José Antônio Schuller da Cruz a missão de presidir a OAB Paranaguá dando sequência às lutas pela defesa da Constituição, do Estado de Direito, dos direitos humanos e da justiça social”, disse.

A presidente da seccional destacou, entre outros pontos, o empenho de Schuller da Cruz para melhorar a infraestrutura das seis comarcas que estão na área abrangida pela seccional – Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Paranaguá. “Em distintos graus, elas demandam investimentos urgentes e inadiáveis em infraestrutura e, acima de tudo, em pessoal – tanto servidores quanto magistrados. A diretoria da subseção tem sido incansável em sua luta para fazer aumentar a celeridade processual, assim como para elevar as condições dignas para a atuação da advocacia”, frisou.

Para ilustrar as vitórias da advocacia na região, Marilena citou a recente elevação da comarca de Pontal do Paraná à instância intermediária, em solenidade realizada na manhã de  quinta-feira. Na ocasião, foi também lançada a pedra fundamental das obras do novo fórum local. “O novo fórum proporcionará melhor estrutura aos magistrados, advogados e jurisdicionados. É algo a ser comemorado, uma vitória nessa caminhada de 45 anos pela igualdade, pela justiça e pela paz social. Uma vitória que contribui em grande medida para atender a população mais carente, a que mais depende de nosso compromisso de trabalhar pela advocacia e pela sociedade.
A atuação do Dr. José Antônio e de sua diretoria evidencia que estão também conscientes de que o exercício da advocacia hoje exige uma boa infraestrutura. Isso se revela no empenho para dotar de modernos equipamentos e de espaços de uso compartilhado as salas da advocacia de todas as comarcas”, destacou.

Evolução

Marilena pontuou ainda que a advocacia está em constante evolução. “Já não precisamos de grandes escritórios, mas a conexão, com redes confiáveis de banda largar, tem sido cada vez mais essenciais. Atenta a esse aspecto, a OAB Paranaguá foi das primeiras a aderir ao Programa de Financiamento da Excelência na Advocacia Paranaense, o Proex, iniciativa lançada em 2022 para permitir o retorno dos recursos para as subseções em aumento de repasses, garantindo maior autonomia para a gestão. Em parceria com a subseção de Paranaguá, portanto, estão sendo elevados os investimentos para a realização de reuniões híbridas das comissões”, disse.

“As subseções fizeram o levantamento das especificações técnicas do projeto, bem como a análise logística para a utilização e a conservação dos equipamentos. Aprovamos a iniciativa porque entendemos ser positivo dar vazão a esse anseio por maior integração e facilidade de comunicação da diretoria das subseções com suas comissões – algo muito valioso considerando-se a vasta abrangência geográfica. É gratificante observar que a OAB Paranaguá faz bom uso da autonomia que procuramos promover cada vez mais entre as subseções. Com igual satisfação vejo também os esforços pela união da classe, como o que vimos nos “Jogos da Advocacia do Litoral”, realizados no início deste mês, em Guaratuba”, afirmou Marilena.

“Longa vida à OAB Paranaguá. Que seja sempre movida pelo desejo de trabalhar pela advocacia e pela sociedade, pelo espírito de união e pela coragem”, pontuou Marilena.