OAB Paraná define lista sêxtupla para vaga do quinto constitucional no TJ-PR

A OAB Paraná definiu nesta sexta-feira (7) os nomes dos integrantes da lista sêxtupla que vão concorrer à vaga de desembargador destinada à advocacia no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). O Conselho Pleno sabatinou 27 candidatos. Ao final da sessão, foram escolhidos os advogados Alexandre Hellender de Quadros, Priscilla Placha Sá, Sandro Marcelo Kozikoski  e Iverly Antiqueira em primeiro escrutínio. No segundo escrutínio, foi selecionada a advogada Carla Karpstein. E Marco Antonio Dias Lima Castro foi o mais votado no terceiro escrutínio.

A sabatina dos candidatos teve início às 8h30. Cada advogado teve três minutos para apresentação pessoal e mais sete minutos para responder aos questionamentos do Conselho Pleno. A vaga destinada à advocacia decorre do falecimento do desembargador Cláudio de Andrade. A lista sêxtupla será apresentada ao TJ-PR, que definirá os nomes para compor a lista tríplice a ser encaminhada ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.

Alta qualidade

Após encerrar os trabalhos, o presidente da OAB Paraná, Cássio Lisandro Telles, ressaltou a qualidade dos advogados que concorreram e como a seleção foi feita de maneira cuidadosa. “Foi um dia intenso, mas muito gratificante, porque nós fizemos não apenas uma escolha. Ouvimos um a um os candidatos, fizemos a sabatina como deve ser feita. Foram avaliados além dos currículos, as posições de cada um dos candidatos em relação à advocacia,  às prerrogativas, à prestação jurisdicional e em relação aos conceitos gerais do direito. Fizemos uma avaliação criteriosa”, descreveu Telles. “Chegamos ao fim da tarde com um panorama muito completo da personalidade, do conhecimento, da formação de cada um dos candidatos. Os selecionados são todos da advocacia militante, do dia a dia da advocacia, e todos com condições de bem representar a nossa instituição”, resumiu.

O presidente da seccional destacou ainda o nível de todos os que se inscreveram para participar do escrutínio. “Os demais candidatos também demonstraram ótimas qualidades. Eu, como presidente, digo que fiquei muito satisfeito, foi uma lista muito bem composta e tivemos facilidade de escolha porque todos eram candidatos com muita competência”, afirmou.