OAB Paraná divulga vencedores do XV Concurso de Fotografia em solenidade que rememorou  Poty Lazzarotto

A OAB Paraná realizou nesta quarta-feira (13) a solenidade de premiação do  XV Concurso de Fotografia. A iniciativa, organizada pela Comissão de Assuntos Culturais da seccional teve como tema “O Paraná pelos olhos de Poty”. A foto vencedora foi da advogada Safira Orcatto Merelles do Prado (OAB/PR 34.725). O evento contou com a palestra “Poty: história e arte”, ministrada por Robson Kosma Krieger, artista plástico, marchand e curador, com Carolina Kosma Krieger, professora de Direito da PUC-PR e doutoranda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, Lúcia Paula Cordeiro do Rego Barros Biscaia (OAB/PR 11.628) (imagem à direita), e Luis Boaventura Goulart Jr. (OAB/PR 55.167) (imagem à esquerda).

A presidente da OAB Paraná, Marilena Winter, destacou cultivar a cultura é um dos compromissos da OAB. “Incentivar cultura brasileira é uma das finalidades e objetivos da OAB. Esse evento é um grande orgulho pra nós. Estamos abrindo espaço para artistas e pretendemos trazer cada vez mais a cultura paranaense para nossa casa”.

Na edição deste ano, a proposta do concurso foi que os participantes explorassem livremente sua criatividade, aos fotografarem imagens/paisagens com obras do artista paranaense Poty Lazzarotto ou ao criarem releituras das obras do artista através de fotografias que retratem as cenas paranaenses nas quais o artista se inspirou.

Para a presidente da comissão, Oksana Paludzyszyn Meister, a resposta dos candidatos à proposta do evento foi excelente. “Em mais essa oportunidade a advocacia paranaense corresponde ao concurso de fotografia, nessa edição, com o especial tema ‘O Paraná pelos olhos de Poty’. A comissão de Assuntos Culturais resolveu dar início às homenagens pelo centenário desse artista paranaense tão completo, cujo o olhar traduziu muito bem a simbologia e os signos do Paraná”, descreveu.

“As fotos são de muita qualidade. Os participantes colheram impressões e fizeram releituras das obras de Poty Lazzarotto, que estão em tantos lugares, sítios, quadros, esculturas e gravuras, encontradas em todo estado, no Brasil e até no exterior. Os fotógrafos deram bastante trabalho à comissão julgadora, com trabalhos de muita qualidade”, acrescentou Oksana.

A Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) apoia a realização do concurso e foi representada no evento pelo secretário-geral, Alziro da Motta Santos. “Esse concurso está na 15ª edição e é um trabalho que vem sendo feito com muita qualidade e muito amor. A Caixa está sempre presente, realizando eventos culturais. E, em breve vamos inaugurar o nosso novo prédio, com um espaço cultural muito forte para a advocacia”, afirmou.

Calendário

A 12 melhores fotos vão compor o calendário da OAB de 2024. “Cada mesa de advogado terá uma inspiração na obra de Poty Lazzarotto ao longo de todo o ano de seu centenário”, concluiu a presidente da Comissão.

A presidente da seccional ressaltou que os calendários são sempre muito disputados e, com essa edição especial, devem ser ainda mais procurados.

No total, 12 fotos foram selecionadas para o calendário. Confira os autores das demais fotos selecionadas, em ordem alfabética:

Ângela Dorotéia Coradette da Rosa Rodrigues (OAB/PR 38.139)

Eloá Marinho de Oliveira (OAB/PR 56.268)

Fabiano Tenfen Soares Silva (OAB/PR 62.405)

Jean Marcel Snege (OAB/PR 98.987)

Ízis Rebello Costa Cruz (OAB/PR 95.489)

Lucas Frizon (OAB/PR 93.956)

Lorena Matias Hurbik (OAB/PR 97.742)

Ricardo Marty Claro de Oliveira (OAB/PR 94.811)

Thiago Paiva dos Santos (OAB/PR 46.275)