Em saudação à nova diretoria da OAB, IAP-PR reitera parceria em defesa da advocacia

A primeira sessão do Conselho Pleno da OAB Paraná, realizada em caráter extraordinário na manhã desta sexta-feira (18), contou com a presença do secretário-geral do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP-PR), Tarcísio Kroetz. Em nome da entidade irmã da OAB, Kroetz saudou a nova diretoria e os conselheiros presentes, enaltecendo o objetivo comum das instituições na missão de promover e respaldar a advocacia paranaense.

O presidente da seccional, Cássio Telles, destacou a relevância da presença do Instituto na sessão, uma vez que as origens da OAB Paraná estão no IAP. “Transmita ao presidente Hélio Gomes Coelho Junior o nosso agradecimento pela consideração de estarem aqui, neste momento importantíssimo de início de trabalhos. Ressalto que esperamos que sejamos sempre parceiros em todas as nossas iniciativas porque ambas as instituições caminham lado a lado, pelos mesmos objetivos, que são a valorização da advocacia, a promoção do aperfeiçoamento jurídico da nossa profissão e a luta em favor da cidadania, da democracia e dos valores constitucionais”, frisou Telles.

Confira íntegra da saudação:

Saudação do IAP ao novo presidente da seccional Paraná da OAB

Tradicionalmente compete ao representante do IAP fazer a saudação ao novo Presidente da Seccional na primeira reunião de seu Conselho. Isto acontece porque o IAP/PR foi fundado antes da Seccional da Ordem e em suas fileiras foi organizada a criação do nosso órgão de classe, nas palavras do Presidente Helio, a célula matriz da OAB. Desde então as instituições caminham juntas, cooperando mutuamente na realização dos objetivos próprios, mas sempre unidas na missão de promover e respaldar a advocacia paranaense.

Devemos sempre preservar, cultivar e resgatar as tradições porque elas pautam as trajetórias que nos conduzem ao momento presente. E este, agora, clama por mudanças. Os desafios da contemporaneidade colocam em cheque as técnicas e estratégias. É preciso que nos reinventemos para que possamos satisfazer as expectativas da sociedade, seja na garantia das liberdades fundamentais, seja no acesso à justiça, seja na preservação e cultivo da autonomia privada, seja na crítica aguda e responsável às políticas e instituições públicas.

Foi na Convenção Nacional de 1978 que se veiculou uma reação consistente às violações dos direitos humanos pelo poder público e foi no Paraná que se desmascarou a corrupção sistêmica que corroía as engrenagens da máquina pública nacional. Estes precedentes nos impulsionam a assumir um protagonismo nos necessários avanços para adequação da advocacia aos desafios da era digital, à exploração de meios não jurisdicionais da resolução de conflitos, ao aumento da efetividade dos direitos e garantias individuais, enfim à construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Este Conselho é um espaço de ação e não de retórica. Por isso, encerro esta breve mensagem de boas-vindas ao Presidente Cássio Lisandro Telles, conclamando-o a conduzir este colegiado, contando com a inexorável parceria do IAP, equilibrando o respeito às tradições e a coragem para inovações. Sucesso, meu novo Presidente!

Tarcísio Kroetz