OAB Paraná homenageia o presidente do TRF4, Fernando Quadros

A OAB Paraná prestou uma homenagem ao presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Fernando Quadros, nesta sexta-feira (15) durante a sessão do Conselho Pleno. A presidente da seccional, Marilena Winter, conduziu a solenidade, que também contou com a presença do secretário-geral, Henrique da Gaede, da secretária-geral adjunta, Roberta Santiago, do diretor tesoureiro, Luiz Fernando Pereira, da diretora de prerrogativas, Marion Bach, e da diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valério.

Também estiveram presentes o vice-presidente do TRF4, desembargador João Batista Pinto Silveira, e o desembargador aposentado e ex-presidente do tribunal Tadaaqui Hirose. Marcaram presença ainda ex-presidentes da OAB Paraná: José Augusto Araújo de Noronha, atual ouvidor-geral do Conselho Federal da OAB, os medalha Vieira Netto Edni de Andrade Arruda, José Lucio Glomb e Alfredo de Assis Gonçalves Neto. Prestigiaram o evento os conselheiros federais Rodrigo Sánchez Rios e Silvana Niemczewski, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Fabiano Baracat, a nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná pelo quinto constitucional, Luciana Carneiro de Lara, e o presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, Guilherme Brenner Lucchesi.

A família de Quadros também marcou presença, com sua esposa Maria Tereza, a filha Isabel, e os sobrinhos Guilherme e Edson.

Bom relacionamento

“Aqui no Paraná temos tido um bom relacionamento com a Justiça Federal”, afirmou a presidente da OAB Paraná. “Temos a oportunidade de vivenciar o Tramitação Ágil, uma espécie de piloto, para agilizar os processos, suprimindo aqueles prazos que para nada servem. “Também temos uma boa a conexão quando precisamos e uma interlocução para defender a advocacia, como ocorreu recentemente em uma questão dos honorários. Graças a um diálogo bastante estreito, pudemos corrigir esse erro”, pontuou Marilena.

O homenageado destacou a importância do bom diálogo com a advocacia. “Fizemos vários avanços no TRF4, que foram possíveis graças à interação com a OAB, como a Tramitação Ágil, a descentralização de turmas do tribunal para Santa Cataria e para o Paraná. A adoção de muitas inovações tecnológicas no sistema processual foram possíveis graças à colaboração da OAB, que sempre abriu canal para que a gente possa trazer as novidades para os advogados e ouvir as dificuldades para buscar soluções”, disse Quadros.

O presidente do TRF4 também falou sobre a parceria com a Ordem diante dos desafios. “Toda vez que temos uma iniciativa que vai impactar a advocacia, a OAB prontamente se coloca à disposição, fazemos reuniões e conseguimos resolver o pontos de estresse, para administrar de maneira adequada”, descreveu.

Ele falou ainda sobre as prioridades para a sua gestão. “Nossa principal meta é agilizar a tramitação dos processos previdenciários. É o nosso maior acervo e temos um certo atraso. Vamos procurar agilizar e julgar 15 mil processos em um ano”, explicou.

“Também queremos facilitar o olhar para a primeira instância e modernizar a estrutura da varas federais e dar mais apoio para os juízes julgarem mais rapidamente os processos. Temos um sistema muito antigo e nossa corregedoria está trabalhando para modernizar o sistema de funcionamento das varas. Por exemplo, podemos tirar servidores do atendimento que hoje é todo eletrônico e passar para uma atuação no auxílio ao juiz”, cocluiu.

O vice-presidente do TRF, João Batista Pinto, destacou a importância que os encontros com a advocacia têm para ele, que é desembargador do Quinto Constitucional. “Quando participo de evento na OAB é uma dupla alegria. Por estar representando o TRF e ao mesmo tempo voltando pra casa. Tenho muito orgulho da minha trajetória e por ter vindo da advocacia. Nós que integramos a corte pelo quinto temos que julgar com independência, procurando distribuir a melhor jurisdição. Sabemos a responsabilidade que nós temos. O quanto é importante para um magistrado ter humanidade”, disse o magistrado.

Ao final da solenidade, os magistrados do TRF4 receberam uma réplica da gravura do artista do Luiz Gustavo Vidal, que faz parte do acervo da OAB Paraná.

Depoimentos

“Posso dar meu testemunho pessoal de que quadros é um magistrado vocacionado, que sabe respeitar a advocacia. Atende todos os advogados com respeito e sabe o tamanho da seu papel institucional. Jamais deixa de atender a nós paranaenses e todos que os procuram.” José Augusto Araújo de Noronha, ouvidor-geral do Conselho Federal da OAB

“Estamos passando por tempos tempestuosos em nosso país. Mas é nesse momento que sabemos a qualidade dos timoneiros que tocam o barco. O desembargador Fernando Quadros saberá preservar a alta qualificação do poder Judiciário federal.” – José Lucio Glomb, ex-presidente da OAB Paraná e Medalha Vieira Netto

“Graças à atuação do presidente Fernando Quadros, temos hoje o tão sonhado projeto Tramitação Ágil, que possibilita que em 45 dias um benefício por incapacidade seja protocolizado.” – Leandro Pereira, conselheiro seccional da OAB Paraná