OAB Paraná inaugura nova sede da OAB Araucária

A OAB Paraná inaugurou na noite desta quinta-feira (2) a nova sede da OAB Araucária. Amplo, moderno e funcional, o prédio de dois andares vai oferecer mais estrutura e conforto aos profissionais da advocacia. A solenidade foi prestigiada pelas diretorias da seccional, da subseção e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR), reunindo cerca de 300 pessoas entre advogados, representantes do Judiciário, do Ministério Público e outras autoridades.

“Quem vivenciou a construção dessa obra sabe o tamanho da alegria deste momento”, disse o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha, ao saudar os presentes. “Estamos fazendo jus à importância da advocacia desta que é a Cidade-símbolo do Paraná. Faz muito tempo desde que no Passo da Laranjeiras, às margens do Iguaçu, as pessoas começaram a formar a hoje enorme Araucária”, completou.

Conforme destacou na última semana, na ocasião da inauguração da sede da Subseção de Francisco Beltrão (leia mais aqui), Noronha frisou que presidir a instituição não é tarefa de um homem só. “Ninguém faz nada sozinho. E por ter um time coeso como este é que podemos estar aqui hoje comemorando, transbordando de alegria de entregar à advocacia, que nos confiou o seu voto, esta sede belíssima”, relembrou.

“A cidade cresceu a ponto de tornar-se uma potência industrial e com ela cresceu a advocacia, a ponto da nossa seccional acatar o sonho dos araucarienses para dotar a subseção desta nova sede, apta a atender não só os mais de 300 advogados que aqui têm seus domicílios, mas àqueles que vem diariamente de Curitiba e Região Metropolitana à Araucária exercer a nobre advocacia”, afirmou Noronha.

Advocacia forte

Noronha também lembrou que perante o conturbado quadro que cerca o país, a advocacia precisa ser combativa. “A advocacia do Paraná é exemplo para o Brasil, o Poder Judiciário do Paraná também. Temos orgulho em comemorar mais este momento juntos, mas também é momento  de lembrar que a OAB precisa ser forte para enfrentar as dificuldades que estão por vir. Hoje somos 68 mil advogados paranaenses. Sem esquecer que temos hoje perto de 870 mil estudantes de Direito, que em breve farão Exame de Ordem”, disse.

“É o momento de dizer e gritar alto que não queremos mais este estelionato educacional patrocinado pelo MEC, que somente este ano abriu 133 faculdades de Direito no país, 14 só no Paraná, com quase 20 mil vagas. Estamos investigando isso e levaremos ao Ministério Público Federal uma denúncia coesa. Gostaria que a Justiça Federal analisasse com muito cuidado a ação que os 27 presidentes de Ordem irão propor, assinando uma ação popular como cidadãos, uma ação popular que visará estancar esta sangria”, disse Noronha.

Marco

O presidente da subseção de Araucária, André Azevedo, agradeceu a todos que se envolveram na obra, pontuando que após 25 anos de existência, a OAB Araucária conseguiu sedimentar sua importância com a construção da sede. “Se hoje estamos aqui, devemos à diretoria da seccional, ao apoio da CAA-PR. É uma obra de muitas mãos”, disse.

Azevedo destacou ainda a luta constante da subseção em defesa intransigente das prerrogativas da advocacia e condições dignas de trabalho. “O crescimento da advocacia, o número de projetos, a grande participação de nossas comissões temáticas e a proximidade de nossos advogados fez com que a antiga sede não fosse mais capaz de atender de forma plena à demanda”, afirmou.

“Receber uma obra deste porte em nossa cidade é um marco”, disse o conselheiro estadual Ricardo Escher, ex-presidente da subseção de Araucária. O advogado destacou o empenho das diretorias da seccional e da subseção. “Esta conquista é um sonho antigo e hoje vivemos a concretização dele”, completou Escher.

Representando o Tribunal de Justiça do Paraná (TR-PR), o desembargador Fábio Haick Dalla Vecchia disse que a nova estrutura é motivo de orgulho também para o Poder Judiciário, enaltecendo a importância de condições dignas de trabalho para a advocacia.

“A OAB Paraná tem se esforçado para não deixar nenhum advogado sem uma casa descente, que o auxilie no exercício da profissão. A inauguração desta nova sede na OAB Araucária é um marco, uma obra de suma importância, porque quando se tem uma sede moderna, apropriada para o exercício profissional, isso dignifica o exercício profissional como um todo. Os advogados se sentem acolhidos, têm melhores condições de praticar o dia a dia da profissão”, afirmou o presidente da CAA-PR, Artur Piancasteli.

A vice-presidente da CAA-PR, Daniela Ballão, lembrou que a nova sede conta com a estrutura dos escritórios compartilhados, com estações de trabalho, computadores, scanners, impressora e internet. “Os advogados que queiram peticionar ou acessar o processo eletrônico, por exemplo, contam com esta ferramenta”, disse.  “Araucária é sede de combativos profissionais, que engrandecem o desenvolvimento da Justiça. Estamos oferecendo a possibilidade de a advocacia circular em suas sedes de forma digna, num espaço nobre e digno. É uma alegria entregar esta sede”, afirmou.

Homenagens

A OAB Paraná prestou uma homenagem aos advogados Dicesar Beches Vieira, Rubnes Cesar Sfendrych, Mario Susuki, Dicesar Beches Vieira Junior e Ricardo Escher, ex-presidentes da OAB Araucária. Cada um deles recebeu uma láurea em agradecimento à dedicação enquanto dirigentes da subseção. O reconhecimento foi estendido também à delegada da CAA-PR, Claudiana Fila, que acompanhou de perto o andamento das obras, e ao presidente André Azevedo, homenageado pelas Comissões da Igualdade Racial da OAB Paraná e da Subseção pela dedicação às causas da advocacia.