OAB Paraná lamenta o falecimento do desembargador Francisco Pinto Rabello Filho

A OAB Paraná lamenta o falecimento do desembargador Francisco Pinto Rabello Filho, ocorrido nesta terça-feira (30/6), em Curitiba, em decorrência da Covid-19. Filho de Francisco Pinto Rabello e de Inês Chagas Bonfim, ele nasceu em Ibicaraí (BA), no dia 25 de março de 1956. Foi no Paraná, contudo, que tornou-se bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, na turma de 1981.

Rabello Filho ingressou na magistratura por meio de concurso para juiz substituto, sendo nomeado em 1º de julho de 1986 para a comarca de Cianorte. Novamente por concurso, atuou como juiz de direito, a partir de 5 de março de 1987, nas comarcas de Cidade Gaúcha, Mandaguaçu, Paranavaí, Ponta Grossa, Maringá e Curitiba.

Foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná no dia 31 de maio de 2006. Mestre e doutor em Direito, ele também atuou com professor universitário e escreveu a obra “O Princípio da Anterioridade da Lei Tributária”, além de artigos publicados em jornais e revistas especializadas.

A advocacia do Paraná expressa à magistratura, à família e aos amigos suas condolências pelo falecimento do desembargador. “O desembargador Francisco Rabello foi um magistrado estudioso, que sempre demonstrou um senso acurado de justiça e equilíbrio. Fez votos brilhantes e bem fundamentados como desembargador. Debatia as teses, ouvia a advocacia e apresentava argumentos sólidos. É uma perda para a Justiça e para a sociedade paranaense”, ressalta o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

O diretor de Prerrogativas da OAB Paraná, Alexandre Salomão, recebeu a notícia com tristeza e surpresa. “Na quinta-feira (25/6) estive em uma audiência presidida por ele. Parecia desfrutar de plena saúde. Seu falecimento é uma perda muito grande para a Justiça. Ele também nos mostra o quanto a Covid-19 é insidiosa e o quanto é importante nos mantermos em alerta para evitar que mais vidas sejam perdidas”, afirma Salomão.