OAB Paraná lamenta o falecimento do ex-governador Emílio Gomes

A OAB Paraná recebe com tristeza a notícia do falecimento do ex-governador Emílio Hoffmann Gomes, 96 anos, ocorrido nesta sexta-feira (20/8), em Curitiba. Gomes nasceu em Ponta Grossa no dia 19 de julho de 1925, passou a infância em Irati e veio para Curitiba para estudar na Faculdade de Engenharia do Paraná, onde se graduou em 1949. Antes de entrar na vida pública, trabalhou no Departamento de Água e Energia Elétrica do estado e chegou a presidir, em 1961 e 1962, o Sindicato dos Engenheiros do Paraná.

Filiado ao Partido Democrata Cristão disputou vagas na Câmara dos Deputados, tendo ocupado o cargo parlamentar por três mandatos, de 1963 a 1973. Ao fim dos mandatos como deputado federal, em 1973, foi eleito pela Assembleia Legislativa do Paraná para completar o mandato do governador Pedro Viriato Parigot de Souza, que havia falecido.

Gomes procurou contribuir para o desenvolvimento do Paraná com a implantação de cidades industriais, reforçou o apoio governamental à agricultura, desenvolveu uma política municipalista e investiu na educação e cultura, deixando as marcas de seu trabalho como legado para o estado.