OAB Paraná lamenta o falecimento do Professor Egas Dirceu Moniz de Aragão

Faleceu neste domingo (2/6), em Curitiba, o Professor Egas Dirceu Moniz de Aragão, ex-conselheiro seccional da OAB Paraná e agraciado, em 2003, com a máxima honraria da advocacia paranaense, a Medalha Vieira Netto.

Nascido em Promissão (São Paulo) em 14 de setembro de 1929, estudou e fez carreira no Paraná. Em 1952, graduou-se em Direito na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde mais tarde lecionou Direito Processual Civil. Integrou também a magistratura como juiz do Tribunal Eleitoral do Paraná (TRE).

Em 1981, recebeu a medalha “Teixeira de Freitas” do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). No ano seguinte, conquistou o título de Cidadão Honorário do Paraná. Foi presidente do Instituto dos Advogados do Paraná de 1963 a 1965, tendo recebido em 1988 o título de Sócio Benemérito do Instituto.

Em 2011, ele recebeu do Tribunal de Justiça do Paraná a Comenda do Mérito Judiciário do Estado do Paraná, por sua destacada atuação no mundo jurídico e também por seus escritos, dentre os quais estão os livros “Comentários ao Código de Processo Civil” e “Sentença e Coisa Julgada”.

“Uma perda inestimável, professor Egas deixa muitas saudades, exemplos, ensinamentos. O maior jurista paranaense. Um advogado que simbolizada ética, lealdade, inteligência e coleguismo. Sua vida estará imortalizada nas suas obras, um processualista que humanizou o processo Civil, a serviço da efetividade e realização da Justiça”, afirma o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

O corpo do professor Egas será velado na Capela Vaticano (Rua Desembargador Hugo Simas, 26, em Curitiba) até o fim da tarde desta segunda-feira, 3 de junho. O sepultamento, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, está previsto para as 17 horas.