OAB Paraná lamenta o falecimento do professor José Manoel de Arruda Alvim Netto

É com pesar que a OAB Paraná recebe a notícia do falecimento do professor José Manoel de Arruda Alvim Netto nesta quarta-feira (1º), aos 85 anos. Pai da advogada e professora Teresa Arruda Alvim, o jurista deixa um legado de inúmeros trabalhos sobre Direito Processual Civil, Direito Civil, Direito Tributário e Direito Constitucional.

“O professor José Manoel de Arruda Alvim Netto foi uma das figuras mais emblemáticas do direito processual brasileiro. Com seus estudos, ajudou muito na evolução e aprimoramento de nossa legislação. Compartilhava com humildade seu conhecimento, tendo enorme paciência em ensinar. Sempre preocupado com a celeridade processual e com a  efetividade, foi precursor de transformações incorporadas pelo legislador, que melhoraram muito a tutela jurisdicional. Lamentamos muito a sua partida, que deixa uma grande lacuna na advocacia e no quadro de renomados juristas”, afirmou o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

Recentemente o jurista participou do Seminário de Processo Civil em Memória do Professor Egas Dirceu Moniz de Aragão, ocasião em que relembrou a experiência compartilhada com o colega de profissão e amigo pessoal a divulgação do CPC de 1973 (saiba mais).