OAB Paraná lança a campanha “Advocacia Forte”

A OAB Paraná lançou nesta sexta-feira (5), durante a sessão do Conselho Pleno, a campanha “Advocacia Forte”, com o objetivo de reforçar a importância das prerrogativas e valorizar a profissão.  A campanha se compõe de uma série de vídeos e materiais gráficos a serem divulgados nas redes sociais da seccional ao longo de todo o ano.

“Reunimos um vasto material falando da importância de se ter uma advocacia forte e respeitada. É uma campanha direcionada aos nossos colegas, mas que procura mostrar à sociedade paranaense porque somos partícipes e indispensáveis na administração da Justiça. Ter uma advocacia forte é o que todos queremos como dirigentes de Ordem”, disse o presidente da OAB Paraná, Cássio Telles.

O presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Andrey Salmazo Poubel, destacou que entre as funções do sistema de prerrogativas da OAB Paraná está, além da defesa dos direitos dos advogados, a promoção da valorização da profissão. “O projeto Advocacia Forte busca não apenas que os colegas advogados, mas toda a sociedade, saibam o que são as prerrogativas profissionais e o valor, incalculável, que a advocacia possui para a pacificação social e a manutenção do estado democrático de direito”, enfatizou.

“A iniciativa vem em boa hora esclarecer a comunidade sobre a participação dos advogados na garantia dos direitos fundamentais. É importante que todos abracemos essa causa e nela nos engajemos para consolidar a visão social da advocacia e o quanto ela é primordial para a defesa dos direitos dos cidadãos”, afirmou o diretor de Prerrogativas da OAB Paraná, Alexandre Salomão.

Coordenada pelas advogadas Montserrat Sánchez e Mariana Zotta e pelo advogado Wellington Murillo de Almeida, da Comissão de Prerrogativas da seccional, a proposta surgiu da constatação de que muitos advogados não conhecem as suas prerrogativas, e a sociedade por sua vez as enxerga como privilégios. “Criamos esse projeto em razão da necessidade de fomentar o estudo e a discussão das prerrogativas, além de tirar esse estigma de que se aplicam somente à advocacia criminal”, explicou Montserrat Sánchez.

Produzida pela equipe de Comunicação da seccional, os vídeos e textos reúnem depoimentos, tutoriais, notícias, decisões judiciais e exemplos de situações do dia a dia da advocacia envolvendo questões de prerrogativas. Integrantes da comissão, conselheiros e diretores gravaram suas participações. “Vamos fazer publicações semanais e contamos com a ajuda de todos para a divulgação”, completou a advogada.