OAB Paraná lança III Diagnóstico da Advocacia Iniciante

Com o objetivo de delinear o perfil da advocacia em começo de carreira no estado, a Comissão da Advocacia Iniciante (CAI) da OAB Paraná lança o III Diagnóstico da Advocacia Iniciante, focado nos profissionais com até 5 anos de inscrição na Ordem. Os resultados da pesquisa servirão de base para nortear projetos para a jovem advocacia. O diagnóstico avalia diversos aspectos da profissão neste momento de crise, desde a remuneração, as condições de trabalho, a inserção no mercado e também os conhecimentos do advogado sobre os serviços e instituições ligadas à OAB.

“Hoje  a jovem advocacia representa aproximadamente 44% da advocacia paranaense. A pesquisa visa abordar os temas já trazidos nas edições anteriores como forma de atuação na advocacia, áreas de atuação, remuneração profissional e tabela de honorários. Além dos temas já abordados, o questionário traz campos específicos para abordar o impacto da pandemia da COVID-19 na advocacia iniciante”, esclarece o presidente da CAI, Wagner Maurício.

De acordo com o advogado, o III Diagnóstico da Advocacia Iniciante surge em um momento de intensa modificação da profissão e um grande aumento no percentual de advogados em início de carreira.  “Esperamos atingir um grande número de advogados e advogadas na pesquisa para que seja possível nortear melhor a atuação da Comissão da Advocacia Iniciante em projetos para auxiliar a jovem advocacia paranaense”, frisa Maurício.

“O primeiro diagnóstico da advocacia iniciante foi feito na Gestão da CAI de 2010/2012 presidida pelo advogado Mauricio Guedes  e tinha por objetivo delinear o perfil do advogado em início de carreira que atua no Paraná e com o resultado  permitir à Comissão elaborar projetos e campanhas para atender as dificuldades apresentadas pelos participantes da pesquisa. O II Diagnóstico foi realizado na gestão 2013/2015 da CAI que era presidida pela advogada Sabrina Becue e abordou aspectos importantes da advocacia iniciante, como a questão da remuneração do advogado, as condições de trabalho, a inserção no mercado e também os conhecimentos do advogado sobre os serviços e instituições ligadas à Ordem”, recorda.

Se sua inscrição foi feita há menos de 5 anos, acesse na página da CAI a opção Pesquisa (clique aqui).