OAB Paraná lança obra comemorativa aos 25 anos do Estatuto da Advocacia e da OAB

A OAB Paraná lançou nesta sexta-feira (6) a obra “Comentários ao Estatuto da Advocacia e da OAB”, comemorativa aos 25 anos da Lei nº 8.906/94. O livro, organizado pelo advogado Giovani Cássio Piovezan, traz comentário de diretores, conselheiros, membros do Tribunal de Ética e Disciplina e ex-presidentes da seccional. “É uma obra que marca, em todo o país, essa memorável data”, afirmou o presidente Cássio Telles, ao destacar o ineditismo do trabalho.

“A Lei nº 8.906/94 define prerrogativas, critérios de seleção, requisitos para o exercício da profissão, as questões processuais, da tramitação dos nossos processos administrativos, a Ordem dos Advogados do Brasil como instituição que defende a democracia, as liberdades, os direitos humanos, o aperfeiçoamento das instituições jurídicas do nosso país, a Constituição, a legalidade. Em homenagem a esta histórica data de 25 anos, nós estamos editando os comentários ao Estatuto da Advocacia”, afirmou Telles.

A publicação traz análises e comentários ao Estatuto da Advocacia e da OAB em 514 páginas, que servirão de orientação para julgamentos no Paraná e no Brasil. O organizador da obra enalteceu o trabalho e o empenho de todos os envolvidos. “Em três meses falamos com conselheiros, dividimos as matérias, editamos, diagramamos e lançamos em tempo recorde. Como disse a nossa vice-presidente, Marilena Winter, o nosso trabalho é como um jogo de frescobol: trabalhamos juntos para chegar a um resultado”, disse Piovezan.

A obra está disponível na Biblioteca Virtual da OAB Paraná (confira aqui) e será enviada também ao Conselho Federal da OAB, em Brasília. “A OAB Paraná sempre esteve na vanguarda, à frente em todos os sentidos.  Este ano comemoramos 25 anos do nosso Estatuto. E todos temos que comemorar a existência dessa lei, porque além de organizar a nossa instituição, permitiu que a advocacia realmente fosse reconhecida com mais vigor, mais posição pelos cidadãos brasileiros, como a verdadeira porta voz da cidadania do nosso país”, concluiu Cássio Telles.