OAB Paraná orienta estudantes de direito sobre o exercício cotidiano da advocacia

Com o objetivo de aproximar a OAB Paraná dos estudantes de direito, a diretoria da seccional e dirigentes das Câmaras de Disciplina, de Seleção e de Direitos e Prerrogativas se reuniram na manhã desta sexta-feira (25) com alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A iniciativa inédita foi pensada com o intuito de esclarecer os futuros profissionais sobre a atuação da OAB e as finalidades das atribuições dos advogados.

Participaram da ação o presidente José Augusto Araújo de Noronha, a secretária-geral Marilena Winter, o secretário-geral adjunto Alexandre Quadros, o conselheiro coordenador do Setor de Processos Disciplinares Eroulths Cortiano Jr. e o procurador de fiscalização Giovani Piovezan. O evento foi acompanhado também pela professora de Vera Karam de Chueiri, diretora da Faculdade de Direito da UFPR.

“A diretoria da OAB Paraná tem procurado se aproximar das boas faculdades de Direito para que todos os estudantes possam ter exatamente a dimensão e a importância que tem o advogado na sociedade. O interesse da OAB é fomentar que cada vez mais os bons alunos procurem exercer a advocacia após o término da universidade”, sustentou Noronha.

A secretária-geral Marilena Winter, responsável pela Câmara de Seleção, pontuou que foi constatado um certo desconhecimento por parte dos novos advogados sobre as atuações da OAB no que diz respeito à fiscalização, às prerrogativas, os procedimentos de inscrição, licenciamento e também sobre o próprio Estatuto da Advocacia. “Os responsáveis pelo Setor de Fiscalização percebem que não é incomum a pessoa cometer uma falta por desconhecimento”, explicou.

A ideia foi bem recebida pelos estudantes. O objetivo é levar o projeto a outras universidades nos próximos meses. “Ninguém melhor que a OAB para fazer este trabalho preventivo e se dispor a ir dentro das universidades para apresentar as implicações que o exercício da advocacia pode ter e levar ao conhecimento deles o que a OAB pode fazer pelo advogado no caso das prerrogativas, e educar o estudante para as peculiaridades e a complexidade do exercício cotidiano da advocacia e o papel que o OAB desempenha neste processo”, complementou Marilena.

A proposta foi apresentada à diretoria da seccional pela Procuradoria de Fiscalização. “Em geral, o público da fiscalização é dos advogados mais recentes, dos últimos dez anos. A OAB foi caminhando na tentativa de se aproximar dos advogados mais novos, até chegar ao projeto de fazer junto às faculdades orientações voltadas tanto às questões relativas à fiscalização quanto em relação ao funcionamento da OAB”, esclarece Piovezan.

A conselheira estadual Marília Pedroso Xavier, coordenadora da Clínica Advocacia Disruptiva do Núcleo de Prática Jurídica da UFPR, na disciplina de Prática Jurídica Cível, pontuou que o objetivo é que os futuros advogados se sintam convidados a participar da OAB e que desenvolvam apreço pela carreira. “Quando soube da proposta quis que a UFPR fosse a primeira a receber este evento. A universidade tem a tradição de formação de brilhantes advogados e é assim que queremos continuar: formando advogados de excelência”, destacou.