OAB Paraná participa da Semana de Mobilização contra o Tráfico de Pessoas

A 6ª Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas acontece de 29 de julho a 3 de agosto, com a realização de ações em todo o país para conscientização da população sobre o tema. A OAB Paraná participa da mobilização por meio da sua Comissão de Direito Internacional, que acompanha e estuda o assunto.

Como parte das ações educativas e de conscientização, a comissão elaborou um folder de orientações que será distribuído aos passageiros que transitam pelo Aeroporto Afonso Pena. O material contém informações sobre as principais rotas de tráfico, quais as suas finalidades, como é feito, quais as características das vítimas e as estatísticas desse crime.

As vítimas são principalmente mulheres (49%) e crianças (33%). São na maioria pessoas sem acesso à educação, de baixa renda familiar, desempregadas e afrodescendentes. O tráfico tem como finalidade a exploração sexual, exploração do trabalho, serviços forçados, escravidão ou situações análogas à escravidão, e extração de órgãos. De acordo com dados levantados pela comissão, existem 150 rotas de tráfico de pessoas no mundo, envolvendo cidadãos de 152 países.

O presidente da Comissão de Direito Internacional, Steeve Beloni Correa Dielle Dias, destaca a importância do debate sobre o tráfico humano e ressalta o compromisso da comissão quanto ao tema. “A OAB Paraná, por meio de sua comissão, já faz um trabalho de divulgação do problema e orientação para os grupos de risco em uma ação em conjunto e apoio do departamento de imigração da Polícia Federal do Paraná, com a distribuição de folders no aeroporto e dependências da Polícia Federal”, declarou Beloni.

O dia 30 de julho foi instituído pela ONU como Dia Mundial do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Acompanhando a proposição da ONU, o Paraná também incluiu a data no calendário oficial de eventos do estado. A coordenação da Semana está a cargo da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, que busca a contribuição de diversas instituições com ações de visibilidade e conscientização.