OAB Paraná premia iniciativas das comissões para promover os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Iniciativas das comissões da OAB Paraná para promover os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU foram premiados pela seccional na noite desta quarta-feira (20/3). O edital para inscrição dos projetos enfatizou a necessidade de alinhamento com pelo menos um dos 17 objetivos e conexão com a temática da comissão proponente.

Ao abrir a solenidade de premiação (veja aqui na íntegra), a presidente da OAB paraná, Marilena Winter, ressaltou que a OAB Paraná foi uma das primeiras seccionais a aderir ao Pacto Global, em 2016. Marilena saudou os participantes da cerimônia, tanto na sala do Conselho quanto no acompanhamento remoto, citando Fernanda Valério, diretora da jovem advocacia da seccional; as conselheiras estaduais Laola Marinho Oliveira e Vânia Queiroz; a presidente da Comissão do Pacto Global, Luciane Tripppia; a vice-presidente da comissão, Izabella Soares; as advogadas Rosa Malena Peixoto de Oliveira e Fabiane Bessa, membros da comissão; a advogada Tayná Leite, head de Direitos Humanos e Trabalho do Pacto Global da ONU na Rede Brasil; e Marcela Marques, assistente de comunicação do Pacto Global da ONU no Brasil.

Engajamento

A presidente da Comissão do Pacto Global destacou que, ao assinar a carta de adesão ao acordo, em 2016, a OAB Paraná, assumiu compromisso público de contribuir com os ODS da agenda 2030. “Desde então a seccional vem trabalhando para tal fim e vemos grande engajamento na atual gestão. Exemplo disso foi sua brilhante participação na IV Conferência Nacional da Mulher Advogada, que contribuiu diretamente com os ODS, em especial com o objetivo 5, relacionado à promoção da igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. Outra prova de comprometimento da nossa alta liderança é sua aprovação e incentivo para esta campanha visando elevar o engajamento da advocacia e a visibilidade das boas práticas nas comissões e subseções”, disse Luciane, agradecendo o trabalho da advogada Izabella Soares, vice-presidente da comissão, e do secretário Fernando Gouveia.

Izabella Soares também destacou o legado inspirador da atual gestão e o avanço do empenho para o cumprimento dos objetivos da ONU. “Estive à frente da campanha, engajando as comissões, mostrando como podemos trabalhar os ODS e gerar valor e impacto na sociedade. Este evento é um marco importante. Todos os participantes merecem reconhecimento por seu compromisso de se desafiar e desenvolver iniciativas utilizando os ODS. Nós, advogados e advogadas, somos arquitetos de uma sociedade mais justa e sustentável, com boas práticas que inspiram e transformam”, sublinhou.

Tayná Leite destacou, em sua apresentação, a importância da mulher e da igualdade de gênero para o desenvolvimento sustentável. “Não há agenda 2030 nem erradicação da pobreza sem igualdade de gênero. Por uma razão simples: são as mulheres, em suas variadas condições, as pessoas mais afetadas por todas as tragédias e problemas sociais que os ODS buscam resolver. Por outro lado, também as mulheres são capazes de promover a mudança.”

Premiação

Os membros da comissão julgadora, composta por Fabiane Bessa, Laola Marinho de Oliveira, Vânia Queiroz, Marcela Marques e por Fernando Deneka, vice-presidente da OAB Paraná, também destacaram em breves palavras a importância das iniciativas que concorreram ao prêmio em duas categorias – ações em andamento e novos projetos.

Cada uma das seis iniciativas finalistas (veja quadro abaixo) foi brevemente apresentada por um integrante da comissão criadora. Todas foram exaltadas pelas boas práticas e ganharam mudas de árvores frutíferas da Mata Atlântica. “Fiquei emocionadíssima com todos os projetos aqui apresentados. Todos são vencedores e podem ser levados adiante com parcerias”, ressaltou Marilena Winter antes do anúncio dos primeiros colocados.

Na categoria projetos em andamento o primeiro lugar ficou com o guia para a implantação do programa de integridade para sociedades de advogados, elaborado pela Comissão de Estudos sobre Compliance e Anticorrupção Empresarial, e o segundo lugar ficou com a incubadora de escritórios proposta pela CAI.

Dentre os novos projetos, o prêmio foi concedido à projeto de gerenciamento dos resíduos sólidos da seccional, elaborado pela Comissão Direito Ambiental.

Confira as seis iniciativas apresentadas na solenidade:

– Projeto Chama, criado pela Comissão da Advocacia Corporativa para inspirar escritórios a adotar boas práticas de diversidade e inclusão. A apresentação foi feita pelo advogado Alexandre Mariath Costa

– Política de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos na OAB Paraná, elaborado pela Comissão de Direito Ambiental a partir da constatação da ausência de um plano para esse fim na seccional. A apresentação foi de Gabriel Almeida, membro da comissão

– Educação Consciente e Responsável para a formação da criança e do adolescente no ambiente familiar e escolar, concebido pela Comissão de Direito Sistêmico. A iniciativa foi apresentada pela presidente da comissão, Katia Ambrósio.

– Responsabilidade Social, Compromisso e Engajamento, que consiste em visitas a hospitais, creches, escolas, asilos, instituições para a socialização de PCDs, casas de recuperação de dependentes químicos e grupos de moradores de rua), além do incentivo à cultura da advocacia pro bono. A ação é da Comissão das Sociedades de Advogados e foi apresentada pelo presidente Flávio Dumont Prado.

– Incubadora de escritórios, com capacitação, mentoria e networking, para apoiar os iniciantes que ainda têm grande desconhecimento de mercado foi a iniciativa organizada pela Comissão de Advocacia Iniciante (CAI) e apresentada pelo presidente Luiz Felipe Rodelli

– Ampliação do guia para implantação de programas de integridade para sociedades de advogados, com acréscimo também de homenagem ao advogado Ubirajara Costódio Filho, falecido em 2022, foi a iniciativa proposta pela Comissão de Estudos sobre Compliance e Anticorrupção Empresarial, com a apresentação da secretária da comissão, Camilla Ribas da Silva.