OAB Paraná realiza duas solenidades de compromisso coletivo nesta quinta-feira

A OAB Paraná realiza nesta quinta-feira (28) dois compromissos coletivos de novos advogados. Os eventos serão on-line devido aos cuidados necessários durante a pandemia da Covid-19. A solenidade da manhã foi conduzida pela vice-presidente da seccional, Marilena Winter. Também participaram o conselheiro federal Flávio Pansieri, a secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Silvana Cristina de Oliveira Niemczewsk, que foi a secretária da solenidade, a presidente da OAB Guarapuava, Maria Cecília Saldanha e o presidente da OAB Medianeira, Rafael Frandoloso.

“Essa solenidade é carregada de simbolismos e é extremamente importante. A dignidade é historicamente edificada e construída por muitos que nos antecederam. Vocês terão a oportunidade de representar aqueles que buscam a efetivação da Justiça”, afirmou Marilena.

“Somos apaixonados pela advocacia e juntos nos unimos para valorizar a nossa profissão”, disse Maria Cecília, que deu especiais boas-vindas aos advogados de sua seccional.

“Mantenham esse dia na memória. Haverá momentos de dificuldades, mas resgatem esse sentimento do dia de hoje. A advocacia requer muita paciência, não passividade, mas tranquilidade e sabedoria”, aconselhou Frandoloso.

Silvana explicou aos novos profissionais que a CAA-PR atua no tripé saúde, previdência e assistência. “A partir de hoje vocês poderão contar com toda a assistência, o apoio e o incentivo da Caixa de Assistência dos Advogados”, disse a secretária-geral adjunta da CAA-PR.

O compromissando José Osvaldo Rodrigues fez a leitura do juramento. No total, 50 novos advogados participaram do evento. Os advogados Dreyko Anderson Michelan e Ricardo Maltauro Nickel e as advogadas Paulla de Albuquerque Matos e Camila Miranda Jezzini fizeram pronunciamentos em nome dos colegas.

Reinvenção

Na segunda solenidade do dia, 49 novos advogados foram recebidos pela vice-presidente da seccional, Marilena Winter, pelo secretário-geral da seccional, Rodrigo Rios, e pela secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR), Silvana Cristina de Oliveira Niemczewsk. Marilena destacou que o momento atual exigiu a reinvenção e que não fosse a pandemia estariam todos reunidos pessoalmente na seccional e nas subseções. Ela frisou que, apesar da distância, a tecnologia permitiu reunir representantes de todo o estado na solenidade.

Coube à advogada Alane Figueiredo a leitura do juramento. Nicole Bender Grachecki e Matheus Henrique Barroso fizeram a saudação em nome dos colegas, enaltecendo o sentimento de gratidão pela conquista.

A presidente da OAB Ponta Grossa, Rubia Carla Goedert, e o presidente da OAB Castro, João Carlos Lozeski Filho, fizeram a saudação aos novos colegas. “A partir desse momento temos a obrigação de lutar pela Justiça. Por mais que muitos tentem nos desmotivar em virtude da quantidade de profissionais, digo que há campo e trabalho para todos nós. É preciso trabalhar com ética e dedicação”, disse Rúbia. “Não podemos deixar nos desmotivar”, frisou, convidando os novos colegas a participar da OAB.

“Devemos pugnar pela liberdade, pela independência, pela defesa das prerrogativas. Participem das nossas comissões, participem ativamente com suas subseções. Estamos abertos, esperando todos nessa luta”, disse Lozeski Filho.