OAB Paraná realiza novas cerimônias virtuais de compromisso coletivo

A secretária-geral adjunta da OAB Paraná, Christhyanne Bortolotto, presidiu nesta quinta-feira (11) duas cerimônias de compromisso coletivo de novos advogados. Foram 50 compromissandos em cada sessão, pela manhã e à tarde.

Pela manhã, o bacharel Carlos Eduardo Garcia realizou a leitura do juramento e o advogado João Batista Prado, de Ivaiporã, fez a saudação aos colegas. Também participaram da solenidade virtual os presidentes das subseções de Ibaiti, Geiel Heidgger Ferreira, Ana Cláudia Pirajá Bandeira, de Maringá, a secretária-geral adjunta da Caixa de Assistência dos Advogados, Silvana Niemczwski, e a vice-presidente da Comissão da Advocacia Iniciante, Aieda Muhieddine.

“Hoje é um dia especial para a nossa entidade, porque estamos recebendo vocês. Desejamos a todos o exercício pleno da profissão”, saudou o presidente da OAB Ibaiti. “A advocacia é também um sacerdócio. É preciso ter talento e humildade”, destacou Geiel Heidgger, aconselhando os novos advogados a valorizar a instituição e a trilhar a profissão com ética. “Respeitem os demais profissionais para que vocês também sejam respeitados. Com essa identidade, estão aptos a abrir milhares de portas”, declarou.

Família

À tarde, Bruna Gonçalves Pereira Longhi fez a leitura do juramento, sendo seguida pelos demais compromissandos. Elaine Cristina Lima da Silva, de Pinhais, e Leonardo Pompeo de Souza, de Paranavaí, se pronunciaram em nome dos novos advogados. A saudação foi feita pelos presidentes de subseções Jurandir Parzianello Júnior, de Cascavel, e Luiz Carlos D’Agostini Júnior, de Francisco Beltrão.

“Orgulha-nos fazer parte desta família a qual todos vocês passam a integrar”, saudou Parzianello. Ele iniciou sua manifestação registrando as condolências pela morte do professor René Ariel Dotti, nesta quinta-feira. “É um ícone da advocacia no Brasil, uma referência para todos nós. O que mais chamava atenção nesse sábio e experiente advogado era a sua postura de inteira dedicação ao estudo, à defesa de uma advocacia forte e sua participação na sociedade. É um exemplo do uso do bom direito a serviço da população”, disse o presidente da OAB Cascavel, também aconselhando os novos advogados a seguirem na profissão com ética e responsabilidade.

D’Agostini Júnior destacou a aproximação cada vez maior entre a seccional e as subseções. “A OAB vai onde o advogado está. Isso tem sido feito com maestria pela diretoria da instituição. Tenham orgulho de pertencer a um órgão de classe extremamente representativo e que é exemplo para o Brasil”, afirmou.

Homenagem

A secretária-geral adjunta falou sobre a OAB, destacando o papel da Comissão da Advocacia Iniciante, da Escola Superior de Advocacia e da Caixa de Assistência dos Advogados no apoio aos profissionais. O presidente da CAI, Wagner Maurício de Souza, acompanhou a cerimônia e convidou os novos advogados a conhecer e participar dos projetos da comissão.

Depois de ler uma mensagem da diretoria em homenagem ao professore René Dotti, Christhyanne Bortolotto citou Eduardo Couture e lembrou que a advocacia é um estudo constante. “Só assim que faremos a diferença na sociedade. Parabéns por abraçarem essa tão nobre profissão”, completou.