OAB Paraná realiza solenidade de jubilamento para advogados de Curitiba

A OAB Paraná realizou nesta quinta-feira (2) duas solenidades de jubilamento de 109 advogados e advogadas de Curitiba. A iniciativa é a oportunidade de homenagear profissionais com trajetória ilibada, que completam 45 anos de atuação ou que chegam aos 70 anos de idade e 30 de carreira. O presidente da seccional, Cássio Telles, conduziu a cerimônia da manhã, que também contou com a participação do secretário-geral, Rodrigo Sánchez Rios, e do advogado Roberto Busato, que foi presidente do Conselho Federal da OAB entre 2004 e 2007.

“Quero destacar que essa cerimônia de jubilamento para mim tem o simbolismo de ser a mais importante na nossa instituição, assim como o compromisso”, disse o presidente Cássio Telles ao relembrar que as cerimônias para celebrar o jubilamento foram instituídas na seccional durante a gestão 2013-2015 pelo então presidente, Juliano Breda, e por ele, que era vice à época.

Telles ressaltou a importância desta geração da advocacia que hoje está jubilando. “Temos que reverenciar a memória, o trabalho, a luta. Todos vêm de muita dificuldade, vivíamos um Estado exceção, as liberdades eram patrulhadas e cerceadas. Foi a luta dos senhores que fez voltarmos à democracia”, elogiou. “Todos nós que passamos por momentos difíceis em nome da preservação dessa memória temos de estar vigilantes”, advertiu o presidente da seccional.

O presidente da Academia Paranaense de Letras e um dos homenageados do dia, Ernani Buchmann, fez a saudação em nome dos profissionais que participavam da solenidade.

“Militamos em uma profissão diferenciada, nobre como poucas. Com orgulho, ostentamos nosso diploma ou o anel vermelho no dedo. Com orgulho máximo vestimos a beca em um sem número de ocasiões, para defender não um cliente, mas o Direito, a Justiça”, declarou Buchmann. “A OAB é uma casa digna, merecedora de nosso respeito e afeto. Ela nos abriga, representa e ampara. Pertencer à Ordem dos advogados significa militar em favor da liberdade, o maior bem da nossa existência depois da própria vida”, acrescentou.

A advogada Clea Mara Luvizotto foi convidada pelo presidente Telles a se pronunciar em nome das advogadas. Ela relembrou que, quando se formou, em 1976, na segunda turma da PUC, só havia oito mulheres na turma. “É uma profissão que tem embates, perdas. Sou do tempo em que o prazo vencia no domingo e tinha que entregar na segunda-feira. O prazo do agravo de instrumento era de 5 dias corridos”, relembrou os desafios. “Sempre fui muito bem atendida na OAB e, depois, nos anos 1990 vieram mais mulheres”, contou Clea. “É uma profissão honrada. Eu adoro ser advogada!”, finalizou.

Busato também exaltou a advocacia como profissão diferenciada e fez uma homenagem especial a sua mãe, Aurora Comel Busato, que, aos 95 anos também participou da solenidade. “Sou o que sou graças à sua luta inquebrável, luta do dia a dia. Vendedora de Avon, funcionária da Previdência Social em Ponta Grossa e advogada que até hoje atua em seu escritório”, disse o filho com gratidão.

Tarde

Na cerimônia da tarde, conduzida pelo presidente Cássio Telles, os trabalhos foram divididos com o ex-presidente José Lucio Glomb (2010-2012), membro honorário vitalício, detentor da Medalha Vieira Netto e também um dos jubilados, a secretária-geral adjunta Christhyanne Bortolotto, o diretor de Prerrogativas Alexandre Salomão e a coordenadora-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), Adriana D’Avila Oliveira.

O advogado Valdir José Romanini foi à tribuna para falar em nome dos demais profissionais e manifestou o seu sentimento de emoção e orgulho pela homenagem. “A máquina de escrever representava toda a labuta que tivemos ao exercer a advocacia. Hoje, com toda essa tecnologia, nós somos sobreviventes. Com a tecnologia, os jovens advogados têm o mesmo conhecimento, mas não têm a mesma experiência sobre o que é o amargor de uma derrota e a alegria de uma vitória”, constatou, citando uma frase de Benjamin Franklin: “A tragédia da vida é que ficamos velhos cedo demais e sábios tarde demais.”

Lembrando que a seccional paranaense será pela primeira dirigida por uma mulher (a advogada Marilena Winter), Telles fez questão de convidar uma advogada para também se pronunciar e convidou Maria Lúcia Weinhardt, ex-presidente da subseção da Lapa, para fazer uma saudação. “Hoje é um dia de profunda emoção. Estamos começando a ver mais longe, além das superfícies, a importância da nossa profissão. Que todos continuem tendo orgulho de ser advogado, cientes da nossa missão social, nosso múnus e nosso ônus. Somos defensores da justiça, da cidadania, da liberdade e do Estado Democrático de Direito”, afirmou.

Dando sequência, o ex-presidente José Lucio Glomb cumprimentou os homenageados em nome da OAB. “Certamente todos estão orgulhosos da trajetória que construíram passo a passo. Os meus cumprimentos mais sinceros por terem essa dedicação e nunca terem deixado de ter fé no direito. Sigamos a nossa vocação”, conclamou Glomb.

Os homenageados:

ABDIAS ABRANTES NETO