OAB Paraná realiza último compromisso coletivo da atual gestão

A OAB Paraná realizou nesta segunda-feira (17) o último compromisso coletivo da gestão 2016-2018. Os 55 novos advogados foram recepcionados pela diretoria da seccional e tiveram oportunidade conhecer melhor o funcionamento do sistema OAB, o que a entidade pode lhes proporcionar e seus deveres como profissionais.

“Esse é um dos mais importantes compromissos, porque é o último dessa gestão e vai ficar gravado em nossas memórias”, disse o presidente da OAB Paraná, José Augusto Araújo de Noronha. “Na advocacia, para os que amam e se dedicam à profissão, nenhum dia é igual ao outro”, afirmou. Ele deu alguns conselhos aos novos advogados. “Honrem o sobrenome que seus pais lhes deram, é o seu maior patrimônio”, advertiu defendendo uma postura ética constante e lembrando que o Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da seccional é um dos mais exigentes do Brasil. “Conheçam suas prerrogativas”, orientou também Noronha. “E se especializem!”, disse ao convidar os novos profissionais a desfrutarem dos cursos de alto nível da ESA.

O juramento foi feito pela advogada Aline Kauana Liberati. Em seguida, a secretária-geral, Marilena Winter, nominou os novos advogados.

Em nome da Comissão da Advocacia Iniciante, a advogada Fernanda Valério também deu boas-vindas aos colegas. “Nem sempre recebemos aplausos. O orgulho não pode se deixar abater pelas dificuldades que venham a enfrentar”, incentivou a jovem liderança da OAB.

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Artur Piancastelli, iniciou seu discurso cumprimentando os pais dos novos advogados, pois sem eles não existiriam esses profissionais e nem essas pessoas. Ele então apresentou os benefícios que a CAA-PR oferece, como atividades esportivas, escritórios compartilhados e consultas médicas a preços simbólicos, que possibilitam atendimentos adequados a todos os membros da classe – já que 70% dos advogados não têm plano de saúde. “A anuidade da OAB é cara? Só para quem não usa os benefícios e não se informa sobre o que tem à disposição”, disse Piancastelli, explicando que o valor pago anualmente pode ser completamente revertido em benefícios.

José Ricardo Cavalcanti de Albuquerque, diretor da OAB-Prev explicou a importância de se preparar para o futuro e como funciona o sistema de complementação de renda. “Aposentadoria só é problema de gente velha quando não se preocuparam na juventude”, observou.

A coordenadora da Escola Superior da Advocacia (ESA), Graciela Marins, lembrou que foram oferecidos cerca de 900 cursos ao longo da gestão, com quase 50 mil inscritos. “A ESA é um dos maiores investimentos da OAB, que oferece cursos permitindo constante atualização aos profissionais”, pontuou.

Os novos advogados

Quatro dos novos advogados tiveram oportunidade de ir à tribuna falar em nome dos colegas. O primeiro deles foi Juarez Picanço, de 67 anos. Formado em Economia e Administração, ele nutria o sonho de cursar Direito. “Era uma coisa que eu tinha que fazer, era um desejo do fundo do coração”, disse o novo advogado, que pretende atuar na área penal. “A gente tem o papel extremamente importante para tentar consertar o nosso país. Tenho fé que tem conserto”, apostou.

A advogada Kelli Cristina da Silva declarou ser uma grande realização concluir o curso de direito e agora ser uma advogada. Adilson Bubniak também declarou ser uma grande conquista se tornar advogado 15 anos depois de ter concluído o curso de contabilidade.

Por fim, a última a se pronunciar foi Cristina Barbosa Sartori de Souza e Silva, que veio fazer o juramento pela segunda vez. Formada na universidade em 1979, por motivos pessoais, ela passou 18 anos sem advogar. Agora, aos 58 anos, decidiu voltar a atuar na profissão, fez o compromisso e vai trabalhar com a sobrinha, que tem um escritório voltado para direito do trabalho.

Durante a solenidade, Noronha relembrou ainda a importância de servir na OAB. “Foi uma honra muito grande trabalhar em prol da advocacia” disse o presidente da seccional, lembrando que o trabalho na Ordem é voluntário. “O que a gente ganha nenhum dinheiro compra: o respeito dos colegas e a alegria de vê-los vencendo cada etapa na profissão”.