OAB Paraná recebe exposição fotográfica que mostra o trabalho dos agentes penitenciários

Está aberta desde a manhã desta terça-feira (13/11) a exposição Operários do Cárcere, Rostos Invisíveis, organizada pelo Sindicado dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen).
As 40 imagens foram captadas e selecionadas pelo fotógrafo Joka Madruga. São retratos do cotidiano dos servidores em 17 das 33 unidades penais do Paraná.  O conjunto cumpre o objetivo de tornar visíveis os rostos dos chamados “operários do cárcere”. Além de valorizar a atividade dos trabalhadores, a coletânea busca também romper os preconceitos e estereótipos sobre a profissão.

Debate

A abertura da exposição na OAB Paraná foi marcada por um debate sobre a atividade dos agentes e sua importância na aplicação das medidas de reequilíbrio social dos apenados. Dele participaram a advogada Myrtes Rotoli de Macedo, integrante da Comissão de Direitos Humanos; a advogada Isabel Mendes, representante do Conselho da Comunidade da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba; a advogada Lúcia Maria Beloni, corregedora do Sistema Penal do Paraná; o coronel Hélio Manoel, titular da Secretaria Especial da Administração Penitenciária; Ricardo Miranda, presidente do Sindarspen; e Francisco Caricati, diretor do Departamento Penitenciário (Depen).

Visitação

A mostra fica na sede da OAB Paraná até o dia 26 de novembro. A visitação está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Em 2019, a exposição vai rodar por todas as cidades do Paraná onde há unidades penais: Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá, Londrina e Ponta Grossa.