OAB Paraná recebe novos advogados

Em sessão de compromisso coletivo presidida pela secretária-geral adjunta Roberta Santiago, a OAB Paraná recebeu 71 novos advogados em seus quadros na manhã da terça-feira (2/4). A mesa foi composta ainda pelos conselheiros estaduais André Franco de Oliveira Passos e Rafaela Polydoro Küster.

Ao saudar os presentes, Roberta Santiago destacou ações de acolhimento aos profissionais em início de carreira, como o Projeto 6º ano, iniciativa inédita no sistema OAB  que prevê um pacote de medidas exclusivas, benefícios e descontos oficiais para o primeiro ano de atuação.

A diretora da seccional também dirigiu palavras de incentivo aos novos colegas. “O percurso não é fácil, mas quando nos sentimos felizes com a nossa profissão somos capazes do impossível. Inspirem-se nas pessoas que admiram, mas jamais se comparem. Cada um tem um dom, explorem esse dom, façam dele a trajetória profissional de cada um. Vocês serão reconhecidos pela conduta ética e pelo bom trabalho que farão. Lutem pela justiça”, afirmou.

Coube à conselheira estadual  Rafaela  Küster, coordenadora-geral das Comissões da OAB Paraná, a saudação oficial aos novos colegas. “É preciso correr atrás, mergulhar fundo, ter determinação e paciência. Muitas vezes será necessário retornar ao ponto de partida e recomeçar.  Natural também no início da profissão é a mistura de sentimentos, passando pelo entusiasmo, expectativas e, por vezes, inseguranças, no entanto é  importante manter o entusiasmo, a esperança e a motivação, pois a advocacia é uma profissão recompensadora e cheia de oportunidades de crescimento e aprendizado”, afirmou.

Trajetórias

Após a leitura do compromisso oficial, feita pela advogada Carla Vitorio Poleto, o advogado Giancarlo Giacomelli Groth fez os agradecimentos em nome dos demais colegas. Ele destacou a emoção de receber a carteira da OAB. “É um prazer estar aqui hoje. Eu não imaginava passar de primeira no Exame de Ordem, foram meses muito intensos de estudos. Chegar aqui hoje, portanto, é uma alegria, fico emocionado. É um momento único”, disse.

Tatiane Szwesm Ramos fez questão de reconhecer o apoio dos familiares. “Gostaria de agradecer aos meus familiares e a todas as famílias aqui presentes, pois sei que foi um caminho difícil para todos”, disse.

“Minha trajetória até aqui foi de bastante luta e algumas dificuldades – morar na Região Metropolitana e estudar na capital, depender de transporte público, intercalar trabalho e estudos. Chegar até aqui foi difícil, mas recompensador.  A partir de agora, quero iniciar uma nova trajetória, honrar a advocacia, fazer o melhor de mim para os meus clientes e fazer com que a justiça alcance aqueles que precisam dela”, destacou o advogado Livancler de Oliveira.

Andressa Cristine Mialski  também enalteceu a alegria da conquista. “Sou a primeira advogada mulher da minha família. A trajetória de cinco anos de estudos mais o exame de ordem foram desafiados, então é gratificante o dia de hoje. Além disso, conciliar estudos e maternidade foi complicado, mas busco o melhor e evoluir sempre por minha filha”, disse.

“Valeu a pena cada passo, cada detalhe, cada momento vivido, cada lágrima derramada. Hoje estou muito feliz de estar aqui, conquistando meu direito de ser advogada pelo meu empenho e esforço. Gratidão aos meus professores, amigos, família e, principalmente, a Deus”, disse Cristiana Marcia de Araujo Gomes da Silva.