OAB Paraná recebeu nesta quinta-feira 71 novos profissionais da advocacia

Em cerimônia de compromisso coletivo realizado na tarde desta quinta-feira (6/7), na sede da OAB Paraná, 71 novos advogados e advogadas ingressaram nos quadros da seccional paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil. Os novos profissionais da advocacia prestaram juramento em solenidade presidida pela diretora da Jovem Advocacia, Fernanda Valerio. A mesa também foi composta pelas conselheiras estaduais Maíra Fonseca, Patrícia Précoma e Ana Paula Pavelski.

A diretora deu as boas-vindas aos novos profissionais e apresentou alguns benefícios para a advocacia, como o programa 6º Ano, voltado à advocacia iniciante; os programas culturais e de saúde da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR); as oportunidades de estudo constante oferecidas pela Escola de Advocacia do Paraná (ESA); e os planos de previdência da OAB Prev.

“Em um mundo em constante transformação, cada vez mais competências são requeridas de todas as profissões e também da advocacia. Cientes das dificuldades que vão enfrentar, mais desafios dos que já foram venceram, a OAB pensou numa série de benefícios especialmente para a advocacia iniciante, para apoiá-los no início desta jornada”, disse Fernanda Valério.

A advogada Rafaely Fagundes leu o juramento e foi seguida pelos demais compromissandos. A advogada Daniele Cristina Ribeiro e o advogado Giancarlo Botta de Melo fizeram as saudações aos novos colegas.
Em nome da OAB Paraná, a conselheira Patrícia Précoma deu as boas-vindas e incitou à reflexão sobre a necessidade de qualificação constante, respeito aos clientes e aos colegas advogados, orgulho pela própria trajetória e atuação embasada na ética.

Confira a história de alguns dos novos advogados que ingressaram na OAB Paraná:

“Nasci numa família humilde em Centenário do Sul, no interior do Paraná. Fui boia-fria, padeiro, mecânico… Minha primeira graduação foi em Administração de Empresas. Depois Pedagogia, História e Letras. Quando ingressei no curso de Direito na PUC-PR, já com mais de 50 anos, recebi grande apoio das minhas filhas – uma arquiteta e outra estudante de Medicina. Depois da quinta graduação, realizo o sonho de ser advogado e quero atuar a serviço da minha comunidade.”
Erli de Pádua Ribeiro, 57 anos

“Minha expectativa na advocacia é buscar as áreas mais voltadas para a tecnologia. Gosto muito dos segmentos de legal design e visual law e quero poder contribuir para as inovações jurídicas. Fiz estágio num campo mais tradicional, com atendimento consultivo e contencioso, mas agora procuro oportunidades para trabalhar nessas frentes inovadoras. Desde a adolescência comecei a pensar em ser advogada porque tenho facilidade de me expressar e vontade de trabalhar pela Justiça.”
Julia Maurer, 24 anos

“Escolhi o Direito quando estava quase no fim do Ensino Médio. Até lá não sabia o que queria fazer. Conversei com amigos advogados, acompanhei alguns deles em sua atividade diária e vi que aquilo era pra mim. Senti a vocação para o Direito e pela advocacia senti uma simpatia ainda maior. E de fato me descobri nessa área quando entrei na faculdade e tive as primeiras aulas. Agora, essa cerimônia representa o resultado de muito esforço e muita dedicação.”
Giancarlo Botta de Melo, 22 anos

“Minha primeira graduação foi em Gestão de Recursos Humanos. Comecei a trabalhar nessa área, tive muito contato o Direito do Trabalho, e resolvi fazer Direito para agregar conhecimento. Minha filha, hoje com um ano, nasceu no final do curso. Os últimos semestres foram complicados. Tive que me dividir entre os estudos e a maternidade. Foi difícil, mas consegui e estou aqui hoje, prestando o compromisso presencialmente, pela emoção do momento e porque é a realização de um sonho.”
Renata Rocha Ferreira Munhoz, 36 anos