OAB Paraná Total chega a Formosa do Oeste

Concluída a audiência pública do OAB Paraná Total com os profissionais de Corbélia na manhã de quarta-feira (6), a diretoria da OAB Paraná seguiu para Formosa do Oeste, onde se reuniu com advogados da comarca. Estiveram presentes o presidente Cássio Telles, o presidente da OAB Assis Chateaubriand, João José Meneses Bulhões Ferro, o secretário-geral da subseção, Marcelo Junior Correa, que reside em Formosa do Oeste, e o ex-presidente Roque Barbosa.

Entre as dificuldades relatadas pela advocacia de Formosa do Oeste está a necessidade de instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). Logo após a reunião, o pleito foi levado pessoalmente pela diretoria da seccional ao juiz da comarca. O magistrado informou à OAB que o Cejusc já foi criado e que a comarca aguarda apenas o treinamento de dois servidores para realizarem as audiências.

“Hoje há cerca de 50 processos aguardando as audiências no Cejusc e nós pedimos urgência na instalação do Centro para que não haja mais demora. Conforme explicou o magistrado, as audiências de conciliação passarão a ser realizadas naquela unidade com a aplicação do Cejusc”, explicou Telles.

Os advogados também relataram problemas na Delegacia de Polícia, pontuando que a delegada titular encontra-se em licença médica há muito tempo e que há apenas um servidor para atender a advocacia. Segundo os profissionais presentes na audiência, é comum encontrar a delegacia fechada. Além disso, relataram que não existe parlatório no local para que possam conversar reservadamente com os clientes presos.

Outra demanda apresentada aos dirigentes da OAB foi a necessidade de modernizar o Fórum da comarca. Segundo os advogados que frequentam o local, o ar condicionado apresenta problemas constantemente e a estrutura elétrica também não está adequada. A advocacia relatou, ainda, um bom convívio com a magistratura, e com o Ministério Público.

Reconhecimento

Os advogados de Formosa do Oeste enalteceram o pioneirismo da iniciativa, ressaltando que esta é a primeira vez que um presidente de seccional vem até a comarca. Os profissionais presentes afirmaram que se sentiram contemplados com o projeto, aplaudindo o OAB Paraná Total.

Aberta no dia 24 de janeiro, a caravana passará pelas 161 comarcas do Paraná, dando voz à advocacia. As situações diagnosticadas em campo serão compiladas pela diretoria da OAB Paraná. Em seguida, as reivindicações de melhorias sejam feitas junto aos tribunais, ao Ministério Público, à Secretaria de Segurança Pública e à Polícia Civil.